Da redação
Uma das unidades mais esperadas pela população votuporanguense foi inaugurada na tarde de ontem. A partir da próxima semana, os munícipes poderão doar sangue na Unidade de Coleta de Sangue que prestará os serviços anexo ao Hospital “Fortunata Germano Pozzobon”, na rua Antonio Galera Lopes esquina com a Antônio Serafim de Queiroz, na Zona Norte.
Segundo a diretora do Núcleo de Hemoterapia de Fernandópolis, Brígida Cristina do Amaral Botelho Prudêncio, a Unidade de Coleta poderá captar sangue de 40 pessoas por dia, duas vezes na semana, e de 60 pessoas aos primeiros sábados do mês. Com isso, 380 pessoas podem doar sangue por mês em Votuporanga. “O sangue não tem barreiras e precisamos da colaboração da população para a coleta. A doação não pode ser feita apenas no momento da necessidade, porque isso não é suficiente”, afirmou.
A população poderá doar sangue em dois dias da semana, às terças-feiras e quintas-feiras, das 8h às 12h, a partir do dia 9 de maio. A coleta de sangue também será feita todo primeiro sábado do mês.
De acordo com o prefeito João Dado, a unidade de coleta é o primeiro passo para a conquista do futuro Hemonúcleo em Votuporanga. “Com a unidade, temos a proteção da vida e estamos felizes por esse momento importante para Votuporanga. Essa unidade é a semente para a implantação do Hemonúcleo no município”, afirmou o prefeito.
O deputado federal Fausto Pinato afirmou que o interesse público deve estar em primeiro lugar e a doação de sangue é um ato que deve ser feito. “Doar sangue é transformar. A região tem que crescer e Votuporanga é um exemplo para as demais cidades. Colaborei e precisamos pensar e repensar a maneira de fazer política”, afirmou o deputado.
A Santa Casa de Votuporanga é parceira da Unidade estabelecida em Votuporanga. Segundo o provedor do hospital, Luiz Fernando Góes Liévana, todas as parcerias realizadas com a Prefeitura tem dado resultados. “Agradecemos as parcerias e quero dizer que essa é uma promessa de campanha que está sendo realizada”, agradeceu o provedor.
Campanha
A Campanha de cadas-tramento de doadores de medula óssea na unidade de coleta será nos dias 15 e 16 de maio, das 16h às 20h. (Colaborou Gabriele Reginaldo)