Posto faz agendamento de voluntários; doações podem ser feitas às terças, quintas e todo primeiro sábado de cada mês
A Unidade de Coleta de Sangue, inaugurada na última sexta-feira (5) pela Prefeitura de Votuporanga, já está em funcionamento e atendendo aos interessados em doar sangue. A doação poderá ser feita às terças, quintas e todo primeiro sábado de cada mês, das 8h às 12h. Para doar é necessário apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional.
Os agendamentos podem ser feitos pessoalmente, no próprio local, anexo ao Hospital “Fortunata Germano Pozzobon”, na rua Antônio Galera Lopes esquina com a Antônio Serafim de Queiroz, na Zona Norte, ou pelo telefone 3426-7530, ramal 210. Às terças e quintas, o posto terá capacidade de coletar até 40 bolsas diárias, e 60 bolsas durante o funcionamento aos sábados.
A instalação da unidade em Votuporanga pretende incentivar e facilitar a doação de sangue. A médica hematologista responsável pela unidade, Brígida Cristina do Amaral Botelho Prudêncio, diz que o município consome cerca de 250 bolsas de sangue por mês, e com o início do serviço mais vidas poderão ser salvas.
A conquista da unidade foi viabilizada por meio de parceria da Prefeitura com o Hemonúcleo de Ribeirão Preto e Santa Casa.
Campanha Doação de Medula
Nos dias 15 e 16 de maio, a Unidade de Coleta de Sangue realizará a campanha de cadastramento de doadores de medula óssea, com atendimento das 16h às 20h.
Ao chegar à unidade de coleta o doador é cadastrado e responde a um questionário, que será analisado na triagem clínica pelo profissional de saúde, que avaliará se a pessoa pode ou não ser doadora.
O procedimento de doação é realizado nesta etapa, por meio da coleta do sangue que pode variar entre 450 e 500 ml de sangue e dura aproximadamente 40 minutos.