Em média, por dia na cidade são registradas 2,25 reclamações contra as operadoras de telefonia móvel
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
As três principais empresas de telefonia móvel são alvos de 357 reclamações neste ano em Votuporanga. Os dados são do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor).
O primeiro na lista de reclamações é o Grupo Vivo/Telefônica, com 203 atendimentos. Em segundo aparece o Grupo Claro, que registra 105 reivindicações. Já com 49 reclamações, está a TIM. Há 36 registros contra o Grupo Bradesco, que está em quarto no ranking.
Em média, por dia são registradas 2,25 reclamações contra as operadoras de telefonia móvel.
Recentemente, a diretora do Procon de Votuporanga, Andrea Isabel da Silva Thomé, participou, em Brasília, do III Fórum Nacional dos Conselhos de Usuários dos Serviços de Telefonia, na Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações. Ela é vice-presidente de usuários da Região Sudeste do Grupo Claro S.A, na condição de representante da entidade Procon de Votuporanga. Andrea explicou que os problemas do setor detectados no Procon de Votuporanga merecem ser tratados de forma coletiva e suas causas levadas à discussão no Conselho. “Buscamos a solução e adequação dos serviços prestados para que os consumidores sejam respeitados”, apontou.
Uma questão detectada pelo Procon local é a prática abusiva que ocorrem na disponibilização dos serviços adicionais que, na maioria das vezes, o consumidor não os contrata e seus créditos são consumidos, cujo problema se reflete nos alarmantes números de reclamações.
No Estado de São Paulo, 35 empresas que desrespeitam a lei de bloqueio do recebimento de ligações de telemarketing (Lei Estadual 13.226/2008) foram notificadas. As empresas terão de prestar esclarecimentos sobre a conduta, responderão processo administrativo e poderão ser multadas em até R$ 9,1 milhões.
No estado, desde 2009, as pessoas podem escolher se querem ou não receber ligações telefônicas que ofereçam produtos e serviços. Para tanto, é necessário cadastrar o número de telefone, fixo ou móvel, no Cadastro para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing no site do Procon.
O Procon de Votuporanga fica na rua São Paulo, 3741, e o telefone é (17) 3422 – 8930. O horário de atendimento presencial é das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira.