Diferente do ano passado, Votuporanga terá temperaturas mais baixas e períodos chuvosos; hoje a mínima deve chegar aos 15°C
Aline Ruiz
O inverno começou oficial mente à 1h24min desta quarta-feira (21), mas Votuporanga já vivencia desde maio algumas características comuns da estação, como episódios de tempo fechado, vento forte e baixas temperaturas. Na manhã de ontem, o último dia do outono já foi sem sol e com muita neblina, registrando o mínimo de 16°C e máxima de 26°C.
Em conversa com o A Cidade, o professor de Geografia e Planejamento Urbano, Fernando Antunes, explicou que neste ano o inverno será atípico e marcado por baixas temperaturas e períodos chuvosos. “No ano passado, a estação foi menos fria e mais seca, porém neste ano a situação será diferente devido a La Niña, que consiste na diminuição das temperaturas, fenômeno oposto ao El Niño”, explicou.
Algumas regiões do Estado terão temperaturas ainda menores, como a de Itapetininga, que deve ter mínima de 8°C, e da serra da Cantareira, com mínima de 5°C. Em outras áreas, no entanto, os termômetros ainda marcarão em torno de 28°C, como em Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Votuporanga.
As temperaturas devem voltar a subir em todo o Estado a partir de amanhã, quando o sol volta a aparecer entre poucas nuvens, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Em Votuporanga, as temperaturas ficam entre os 15°C e os 29°C.