A Central de Atenção ao Egresso e Família (Caef) e a Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) têm uma nova sede
O novo imóvel da Caef e CPMA fica na rua Minas Gerais, 3246, Centro da cidade
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
A Central de Atenção ao Egresso e Família (Caef) e a Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) têm uma nova sede. Na tarde de ontem, às 16h, o novo espaço foi inaugurado por autoridades de Votuporanga. O imóvel fica na rua Minas Gerais, 3246, Centro.
O prefeito João Dado e o secretário Municipal de Direitos Humanos, Emerson Pereira, receberam diversas autoridades, entre elas vereadores, secretários, o delegado seccional Elízio Aparecido Ferreira, o juiz Sergio Martins Barbatto Junior, titular da 5ª Vara de Votuporanga, entre outros.
Para Juliana Cristina Catto, diretora do Caef, a nova sede proporciona o atendimento adequado para os atendidos, porque não existia espaço físico para todo o atendimento individualizado. Ela lembrou que as informações são sigilosas, portanto as pessoas precisam se sentir à vontade e acolhidas. “Agora podemos, de uma forma melhor, levantar as demandas e dar os encaminhamentos que visam a reintegração social”, falou.
Em sua fala, o secretário Emerson Pereira destacou que a Administração Municipal desenvolve um trabalho fundamental na Secretaria de Direitos Humanos, sempre com a preocupação de “cuidar de gente”. “Nos sentimos honrados de inaugurar um espaço que é somente do Caef e do CPMA”, comentou. Ele lembrou da época em que os órgãos funcionavam em uma sala “muito apertada”. “Hoje é entregue uma sede preparada e de qualidade para todos os cidadãos, principalmente valorizando os menos favorecidos”.
João Dado enalteceu o trabalho realizado pela Secretaria de Direitos Humanos, uma vez que o país não é de primeiro mundo, e uma nação carente precisa de proteção, principalmente para os menores seguimentos da sociedade.
A CPMA acompanha e fiscaliza pessoas que cometeram delitos considerados de baixo potencial ofensivo e foram condenados pelo Judiciário a prestar serviços à comunidade. Já o CAEF, atende egressos do sistema penitenciário, familiares de presos e familiares dos egressos.