A contratação foi publicada ontem no Diário Oficial do Estado; cinco OSS de vários estados participaram da concorrência
O AME de Votuporanga foi o primeiro Ambulatório Médico de Especialidades do interior do Estado
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
A Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga seguirá administrando o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) da cidade. A contratação foi publicada ontem no Diário Oficial do Estado. Consta que a OSS do hospital venceu a concorrência com outras cinco Organizações Sociais de Saúde, inclusive de outros estados.
Desde a inauguração do AME, em 7 de dezembro de 2007, a Santa Casa administra o AME. O último contrato teve validade de cinco anos.
De acordo com o edital, cinco OSS manifestaram interesse, entre elas uma entidade do Pará e uma de Pernambuco, mas apenas duas apresentaram suas propostas em resposta à convocação para gerenciamento do Ambulatório de Médico de Especialidades de Votuporanga. Apresentaram propostas a Fundação Luiz Décourt e Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga, entidades devidamente qualificadas como Organização Social e que apresentaram Planos Operacionais para a gestão do ambulatório.
A Secretaria de Estado da Saúde considerou que a proposta apresentada pela OSS da Santa Casa é mais adequada e vantajosa para Administração Pública, conforme a análise técnica. “Por tudo isso, declaro que a OSS Santa Casa será gestora do Ambulatório de Médico de Especialidades de Votuporanga, mediante Contrato de Gestão a ser firmado com esta Secretaria de Estado da Saúde”.
Recentemente, o AME local foi considerado a sétima melhor empresa do Brasil para trabalhar na área de Saúde. O ranking foi elaborado pelo Instituto Great Place to Work Brasil, em parceria com a Live Healthcare Media, fruto da fusão entre a IT Mídia e o Empreender Saúde. O Ambulatório configura o ranking nacional juntamente com os AMEs de Jales e Santa Fé do Sul.
A unidade também conquistou mais um certificado de qualidade. A Det Norske Veritas – DNV-GL, uma das mais respeitadas acreditadoras do mundo, avaliou o Sistema de Qualidade do Ambulatório e recomendou a Acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação). A ONA é uma acreditação específica para a área da saúde, que avalia muito criteriosamente os processos desenvolvidos.
O AME de Votuporanga foi o primeiro Ambulatório Médico de Especialidades do interior do Estado de São Paulo. A unidade foi inaugurada com objetivo de oferecer tratamento ambulatorial especializado para uma região de 30 municípios, o que corresponde a aproximadamente 300 mil habitantes.