O ato religioso teve a participação de todos os integrantes de movimentos religiosos da Paróquia, e alguns deles uniformizados
O ato teve a participação de todos os integrantes de movimentos religiosos da Paróquia, e alguns deles uniformizados (Foto: Vanessa Bortolozo/A Cidade)
Com Missa em Ação de Graças, anteontem, às 19h, presidida pelo bispo diocesano, dom Moacir Aparecido de Freitas, e concelebrada pelo pároco Geomar Alves dos Santos, a Paróquia de Santa Luzia, instalada em 1º de setembro de 1977, comemorou 40 anos de atividades. O ato religioso teve a participação de todos os integrantes de movimentos religiosos da Paróquia, e alguns deles uniformizados. O templo ficou completamente tomado pelos fiéis. Na homília, dom Moacir destacou a participação dos fiéis que seguiram o exemplo do apóstolo Pedro “na construção de uma igreja com os princípios determinados por Cristo”.
Houve cânticos de exaltação e benção de adesivos relacionados à data. O jornal da Paróquia Santa Luzia circulou em edição especial e à cores, relatando as atividades marcantes desses 40 anos. Criada em outubro e instalada nos primeiros dias de setembro de 1977, pelo Bispo Diocesano de Rio Preto, D. José de Aquino Pereira , a Paróquia de Santa Luzia teve como párocos : Carlos Augusto de Oliveira, o padre Carlão; David Dias Pimentel, hoje Bispo Emérito de São João da Boa Vista (SP); e o padre Silvio Roberto dos Santos, que dirigiu a paróquia Santa Luzia por 33 anos e hoje responde pela Paróquia “Menino Jesus de Praga”, de São José do Rio Preto. O atual pároco da Santa Luzia é o padre Geomar Alves dos Santos que tomou posse no dia 29 de dezembro de 2011.
Ao longo dos anos, foram desmembrados da área da Paróquia Santa Luzia alguns bairros da cidade em vista da criação das novas paróquias de Santa Joana (Bairro Pozzobon) e Senhor Bom Jesus, (Vila América/Paineiras), além das capelas de Santos Reis e São Francisco de Assis/Santa Clara.
Na comemoração dos 40 anos, foi organizada uma ampla exposição fotográfica dentro da Igreja sendo expostos registros fotográficos dos 40 anos da Paróquia. A exposição desperta a atenção porque mostram imagens de pessoas e acontecimentos que fizeram a história dos 40 anos da paróquia.
Pe. Silvio
Em vídeo que circula pelas redes sociais, o padre Silvio Roberto dos Santos, que por mais de 30 anhos exerceu as suas atividades sacerdotais naquela Paróquia, expressa seus agradecimentos. “Louvo e agradeço a Deus por fazer parte dessa história. Agradeço a cada um que caminhou comigo no tempo que aí estive”. E lamentou a impossibilidade de comparecer ao ato comemorativo vista da sua recuperação de saúde. Ele disse: “mesmo acamado, quero partilhar das alegrias deste grande momento na vida da Paróquia”.