A Prefeitura está contratando empresa para adequações nas instalações de combate a incêndio de todas as creches
Quatro empresas foram habilitadas para seguir no processo licitatório da Prefeitura (Foto: Divulgação/Prefeitura de Votuporanga)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Creches e escolas municipais de Votuporanga passarão por adequações nas instalações de combate a incêndio. O Poder Executivo está contratando empresa para realização dos serviços.
Em conversa com A Cidade, o prefeito João Dado destacou que esse serviço de adequação vem sendo estudado há algum tempo. Ele lembrou que é algo bastante importante para as unidades de ensino. A Prefeitura abriu licitação para “contratação de empresa com empreitada global de material, mão de obra e equipamentos, para adequações nas instalações de combate a incêndio de diversas creches e escolas”.
Quatro empresas foram habilitadas para seguir no processo licitatório, enquanto uma foi desabilitada.
O chefe do Executivo esclareceu que algumas adaptações precisam ser feitas, por isso a abertura da licitação. Dado espera que até o final do ano os trabalhos nas unidades de ensino estejam concluídos. “Vamos colocar tudo o que há de mais moderno em relação ao combate de incêndios”, comentou.
Questionado se as adequações surgiram após a tragédia em Janaúba, no norte de Minas Gerais, o prefeito explicou que não. Conforme ele, o projeto para as adequações já está em andamento há algum tempo. Em Minas, o segurança de uma creche ateou fogo em várias crianças.
Já está em vigor a lei sobre novas normas de segurança, prevenção e proteção contra incêndios. O Projeto de Lei foi apresentado em 2007, mas ganhou destaque após tragédia de 27 de janeiro de 2013 na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde um incêndio na casa noturna provocou a morte de 242 pessoas além de 680 feridos.
Entre as ações previstas para a Educação em Votuporanga no ano que vem está a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) no bairro Jardim Itália. A unidade irá atender 220 crianças na faixa etária de zero a cinco anos na região norte da cidade. O investimento total da obra de R$ 1,9 milhão, sendo R$ 215 mil de contrapartida do município e o restante do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação. A creche está em um terreno de 3.253 metros quadrados, localizado na rua Auro Leal, 4245. São 1.510 metros quadrados a serem construídos.