O A Cidade procurou a Secretaria Municipal de Educação para saber como funciona o combate a essa prática nas escolas municipais
A Secretaria Municipal de Educação buscar trabalhar o assunto tanto no ambiente escolar quanto no familiar (Foto: Divulgação/Prefeitura de Votuporanga)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Uma discussão que nunca sai de pauta é a do bullying, por isso, o A Cidade procurou a Secretaria Municipal de Educação para saber como funciona o combate a essa prática nas escolas municipais. A pasta garantiu que atua de forma intenção.
Ao A Cidade, a Secretaria disse que atua de forma intensa na erradicação do bullying no ambiente escolar. Por conta dos atuais acontecimentos que repercutem na mídia, a Secretaria, por meio da Assessoria Pedagógica, realiza uma capacitação para reforçar o tema com professores e demais funcionários da rede municipal de ensino. A pasta busca trabalhar o assunto tanto no ambiente escolar quanto no familiar.
Ainda conforme a Secretaria, o trabalho está sendo desenvolvido no Polo UAB de Votuporanga, com professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, durante os Horários de Trabalho Pedagógico Coletivos (HTPCs). Nas orientações são apresentados materiais específicos, como vídeos, livros e artigos que orientam os profissionais a lidar com conflitos entre alunos e brincadeiras que possam afetar psicológica e mentalmente crianças e adolescentes. “Além disso, a formação trabalha a questão no âmbito familiar, como preparar os pais e responsáveis para identificar o caso”, destacou.
A pasta garante ainda que todas as unidades escolares recebem constantemente trabalhos de orientações ao combate dessa prática em eventos, como congressos, formação continuada e reuniões de pais e mestres, tratando o tema com muita sensibilidade e agilidade.