Nos bairros Comerciários e Residencial do Lago são os locais mais críticos e os munícipes pedem providências da Prefeitura
A solução encontrada pela Maria José, moradora do bairro Comerciários, foi usar vinagre para espantar os pernilongos (Foto: Aline Ruiz/A Cidade)
Aline Ruiz
Os pernilongos estão invadindo Votuporanga, só que em alguns bairros da cidade a situação está descontrolada. Por isso, muitos moradores estão pedindo que providências sejam tomadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde. O A Cidade conversou com algumas pessoas que moram nos bairros Comerciários e Residencial do Lago, locais que a proliferação tem sido maior. Alguns deles, para contornar o problema, estão usando vinagre para espantar os mosquitos e, segundo eles, está ajudando.
De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), diferente do mosquito Aedes aegypt, que gosta de água limpa, o pernilongo aprecia o sol forte e sujeira de rios, córregos e ruas da cidade. Para uma moradora do bairro Comerciários, a situação fugiu do controle. “Preciso fechar todas as portas e janelas para espantar os mosquitos, são muitos voando pela casa, nem veneno está resolvendo”, contou Maria José de Santana Menezes, de 48 anos.
A solução encontrada pela auxiliar de pintor foi usar vinagre para espantar os pernilongos. “Vi na internet e achei interessante, lá eles ensinam colocar vinagre em um pote pequeno e deixar nos cômodos da casa. Isso tem resolvido, quando eu acordo vejo vários mortos perto do pote”, contou Maria José.
A moradora do bairro Residencial do Lago, Janaína de Alcântara Meato Batista, de 29 anos, também usou a dica da internet para tentar acabar com os mosquitos. “Aqui realmente são muitos pernilongos, talvez seja por causa da mata que tem aqui do lado, preciso fechar toda a casa, porque meu marido sofre muito com as picadas e o veneno não tem resolvido, por isso decidi optar pelo vinagre”, explicou a auxiliar de vendas.
O relato de outra munícipe daquela região em um grupo do Facebook também chamou a atenção. De acordo com ela, mais de 20 pernilongos foram encontrados em apenas um cômodo de sua casa e ela pede que providências sejam tomadas pela Prefeitura. “Aqui em casa temos que viver com as portas e janelas fechadas e mesmo assim não é o suficiente, eles brotam nem sei de onde. O período de chuvas está para começar, então peço providências do Poder Executivo, acredito que ainda dá tempo de fazer alguma coisa antes das chuvas e antes mesmo de virar alguma epidemia de dengue em Votuporanga”, desabafou a moradora.
O que diz a Prefeitura
Confira a nota da Prefeitura enviada ao A Cidade: “A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, realiza um trabalho de rotina com o intuito de combater a proliferação de pernilongos na cidade. Entre setembro e outubro, uma força-tarefa empenhada com as parcerias das Secretarias de Obras e Saev Ambiental reforçou a limpeza de córregos e a desobstrução de bueiros com a retirada das folhas, terra e lixo acumulados. Isso porque com a chegada das chuvas esses insetos se proliferam com maior facilidade.
Ininterruptamente o Setor de Controle de Endemias e Zoonoses (Secez) promove os mutirões com as visitas casa a casa realizados pelos agentes de endemias e de saúde, as ações de bloqueio de criadouros e nebulizações, além do trabalho educativo junto à população em escolas, instituições, clubes de serviços, entre outros.
Recentemente, o prefeito João Dado, reuniu as duas Secretarias e a Saev para desenvolver um trabalho específico para construção de galerias próximos aos córregos, uma das maneiras de não manter a água empoçada”.
Veja as dicas para espantar os pernilongos de sua casa
Telas nas janelas – Esteticamente pode não ficar muito bonito, mas para os meses de calor intenso ou regiões onde existem muitos pernilongos, as redes nas janelas são muito eficientes.
Mosquiteiros – Para os berços dos bebês esta é uma forma prática e barata de manter os pernilongos longe.
Citronela – Os óleos e essências à base de citronela funcionam como repelentes naturais, pois esse cheiro é insuportável para os mosquitos.
Ventilador ou ar-condicionado – A baixa temperatura repele os insetos, que gostam de calor e umidade. Além disso, o ventilador desestabiliza o voo do mosquito, impedindo que ele se aproxime.
Vinagre – O cheiro do vinagre também não agrada aos pernilongos. Se você colocar algodões embebidos em vinagre nos cantos da casa, eles não vão nem chegar perto.
Cravo da índia – O cravo da índia também funciona como repelente natural, basta espetar alguns cravos em uma rodela de limão e deixar exposto nos ambientes.
Alho – O alho funciona da mesma forma que o vinagre, é só esmagar e deixar nos cantos da casa.
Hortelã – Os pernilongos também não gostam de hortelã. Espalhe vasinhos com a planta pela casa e se livre de todos eles.
Elimine plantas em excesso – Os mosquitos se reproduzem e se escondem nas plantas, principalmente na grama e no mato.
Água parada – Não deixe água parada em casa, pois é nela que os mosquitos se reproduzem.