Os serviços começaram na manhã de ontem na Vila Carvalho, onde o veículo da Prefeitura permanecerá por um tempo
Na tarde de ontem, o prefeito João Dado foi até a Vila Carvalho, local que deu início aos novos atendimentos (Foto:Daniel Castro/A Cidade)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Começaram na manhã de ontem os atendimentos do novo Odonto Móvel. Os trabalhos foram iniciados na Vila Carvalho, onde, no período da tarde, o prefeito João Dado fez uma visita e destacou que a iniciativa atenderá milhares de pessoas.
A secretária municipal de Saúde, Márcia Reina, o diretor municipal do Departamento de Odontologia, Edson Capel, a primeira-dama Mônica de Carvalho e o presidente da Associação de Moradores do bairro, Wellington Alex da Silva Soares, acompanharam a visita.
Em conversa com a imprensa, Dado explicou que a Vila Carvalho foi especialmente escolhida para receber o início dos trabalhos do Odonto Móvel, “porque Votuporanga começou aqui”. “Foi na Vila Carvalho que começou Votuporanga há cem anos, então é uma homenagem do nosso governo para os moradores da Vila Carvalho”, falou. Ele frisou que é a primeira vez que o bairro recebe o início de um grande programa que atenderá toda a cidade.
O prefeito esclareceu que 20 pessoas foram efetivamente atendidas no primeiro dia, e outros pacientes, que necessitam de tratamentos diferentes, foram encaminhados para o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).
Dado lembrou também que o veículo percorrerá todas as unidades de ensino do município e, nos finais de semana, os bairros. Para a aquisição do micro-ônibus de 9 metros de comprimento, a Administração Municipal investiu, com recursos próprios, R$ 540 mil. Segundo a programação definida pela Secretaria, após os atendimentos na Vila Carvalho, o Odonto Móvel atenderá no CEM “Profª Neyde Tonanni Marão”, no Jardim das Palmeiras I.
Conforme o Executivo, o Odonto Móvel tem como meta oferecer tratamentos odontológicos preventivos e curativos, como restaurações e extrações de dente de leite, para crianças, jovens, adultos e idosos de forma inteiramente gratuita.
Trailer
O atendimento odontológico móvel foi implantado em maio deste ano, provisoriamente em um trailer adaptado, até que o micro-ônibus fosse estruturado. Neste período, o trailer realizou cerca de 400 atendimentos odontológicos para alunos do CEM “Profª Clary Brandão Bertoncini” e para crianças do projeto Soldado Mirim, desenvolvido em parceria pela Prefeitura, por intermédio do Fundo Social de Solidariedade e Tiro de Guerra 02-088.
Estrutura do novo ônibus
O veículo é composto por dois consultórios odontológicos climatizados totalmente equipados com aparelhos de última geração adequados para qualquer tipo de procedimento odontológico. Agora, o ônibus oferece espaço maior e aparelhagens para procedimentos preventivos e curativos, sala de esterilização com autoclave, rampa de acessibilidade para locomoção e o tratamento de pessoas com necessidades especiais e geradores de energia capazes de atender em locais onde não há eletricidade. Quatro profissionais estão atuando na nova unidade, dois dentistas no período da manhã e dois à tarde.
Objetivo
O objetivo do serviço gratuito é reduzir o absenteísmo em relação aos agendamentos de crianças nas unidades de saúde, e encaminhadas pelas escolas, devido à dificuldade de serem acompanhadas para atendimento em horário comercial. Além disso, a estratégia vai ampliar a cobertura e apoio às atividades da estratégia de saúde da família e equipe de prevenção odontológica das unidades de saúde, inclusive funcionando no horário de atendimento do trabalhador, das 17h às 20h, e onde ainda não existe unidade de saúde, como Vila Carvalho e Monte Verde.
Horários
Os atendimentos da unidade são feitos nos horários de funcionamento das escolas e com base em levantamento epidemiológico, conforme as unidades de ensino que apresentarem maiores índices de problemas bucais e posteriormente percorrerá as demais unidades.