Evento acontece na sexta-feira, dia 10, às 20h30, na Concha Acústica; cerca de 200 estudantes das redes municipal, estadual e particular receberão honrarias
Nesta sexta-feira (10/11), a Concha Acústica “Prof. Geraldo Alves Machado” sediará a premiação da Olímpiada de Matemática, organizada pela Prefeitura de Votuporanga, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação em parceria com a Unesp de Rio Preto. O evento, que terá início a partir das 20h30, vai premiar 176 alunos das escolas municipais, estaduais e particulares da cidade, pelo bom desempenho nas três etapas da prova.
Dos alunos que receberão a honraria, cerca de 30 são estudantes matriculados na rede municipal de ensino. Os finalistas serão premiados com medalhes de ouro, prata, bronze e menção honrosa, além de receberem certificado de participação, divididos em quatro níveis conforme a faixa etária: A (5º anos do ensino fundamental), 1 (6º e 7º anos), 2 (8º e 9º) e 3 (1º e 2º anos do Ensino Médio).
Etapas
Na primeira fase da Olimpíada, realizada em abril, participaram mais de 14 mil alunos de Votuporanga matriculados em escolas públicas e particulares, entre 5º ano do Ensino Fundamental e 2º ano do Ensino Médio. Deste total, mais de 700 eram das escolas municipais. O exame foi elaborado de acordo com o conteúdo olímpico contendo 15 questões que avaliaram, entre outros critérios, o raciocínio lógico dos estudantes.
A segunda fase, que aconteceu no final de maio, contou com mil alunos das três redes de ensino, incluindo alunos da Escola Técnica Estadual “Frei Arnaldo Maria de Itaporanga” (ETEC) e do IFSP – sendo 200 das escolas municipais. Nesta etapa, a prova também conteve 20 questões que avaliaram o raciocínio lógico, conforme tema olímpico.
Na última fase, realizada no dia 26 de agosto, 200 alunos - entre eles, 30 da rede municipal de ensino - prestaram a prova, que contou com questões dissertativas e foram baseadas no conteúdo desenvolvido nas aulas da Jornada Olímpica, que aconteceram nos dias 12 e 19 de agosto, na sede do IFSP. A preparação contou com instruções dos professores do curso de Matemática da Unesp de Rio Preto.
Parceria
Neste ano, a parceria com a Unesp teve como intuito despertar ainda mais interesse nos alunos e descobrir novos talentos na área. O trabalho começou com uma reunião realizada no início do ano com a presença do prefeito João Dado, do vice Renato Martins, da secretária municipal da Educação, Encarnação Manzano, e do Dirigente Regional de Ensino, José Aparecido Duran Neto.