O Cartório Eleitoral de Votuporanga inicia hoje um mutirão de cadastramento da biometria (Foto: Divulgação)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
O Cartório Eleitoral de Votuporanga inicia hoje um mutirão de cadastramento da biometria. A ação ocorre ainda nos dias 9, 16 (sábados) e também na sexta-feira (8).
De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Votuporanga, Robson de Oliveira, nos quatro dias, as pessoas serão atendidas por ordem de chegada, das 9h às 18h. O munícipe deve comparecer com o seu RG, comprovante de residência e Título de Eleitor. “Esperamos por todos no mutirão”, falou.
Róbson explicou que o procedimento é bastante rápido, com duração de até 15 minutos, e as informações ficam todos coletadas no sistema. “É tudo bem tranquilo”, contou.
O chefe do Cartório lembrou que o cadastramento é um procedimento para aumentar a segurança na votação, então todos terão que fazer. “Apesar de que aqui em Votuporanga ainda não seja obrigatório, quem já puder adiantar evita filas quando se tornar obrigatório”, esclareceu.
Robson lembrou que é falsa a notícia que garantia que quem perder o prazo para cadastramento da biometria terá de pagar multa de R$ 150 e pode ter documentos como RG, CPF e habilitação suspensos. Em tom alarmista, a informação circulou pelo WhatsApp e pelo Facebook com dezenas de posts e centenas de compartilhamentos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se prontificou a afirmar que a mensagem é falsa. “Não existe prazo nem multa. Embora tenha o mutirão, o atendimento continua ocorrendo normalmente por agendamento e não há necessidade de pânico nem pressa”, disse.