A Prefeitura de Votuporanga, por intermédio da Secretaria de Direitos Humanos, promoveu uma ação em frente à Concha Acústica que teve como objetivo impactar os motoristas de Votuporanga quanto à importância das vagas de estacionamento destinadas aos deficientes físicos.
O evento foi promovido em parceria com funcionários do Recanto Tia Marlene, IDAV (Instituto do Deficiente Audiovisual de Votuporanga) e APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). A ação foi alusiva ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro.
Mensagens causaram impacto
Cadeiras de rodas foram colocadas nas vagas de estacionamento na região central com cartazes estampando frases de reflexão como: “Essa vaga não é sua nem por um minuto!”, “Dói ver sua vaga ocupada por quem não merece, né?”. As mensagens causaram impactos positivos na população. Além disso, a fanfarra composta por alunos da APAE chamou ainda mais a atenção de quem passava pelo local.
O secretário Emerson Pereira esteve no local e sentiu que a população apoiou a ação. “Pude perceber que ao ler as frases, os motoristas se sentiram incomodados porque não puderam estacionar na vaga que era sua. Porém, todos viram o quanto é deselegante os deficientes terem seu espaço, mas serem desrespeitados. Que essa ação possa estar na cabeça das pessoas e ser lembrada sempre quando forem estacionar”.
Emerson destaca que mais de 500 atendimentos foram realizados em 2017 através do Setor de Proteção à Pessoa com Deficiência. Outra ação importante foi a análise in loco do transporte público oferecido aos deficientes, onde as melhorias foram vistas e sugeridas.