Na segunda-feira (11/12), a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Votuporanga promove o Seminário “Integralidade da Proteção Social no Sistema Único de Assistência Social - SUAS”. O evento é voltado para profissionais da área e será realizado no Campus Votuporanga do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). As atividades serão conduzidas pelas palestrantes Abigail Torres e Stela Ferreira.
Abigail é mestre e doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social (NEPSAS) da mesma instituição e professora das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).
Também mestre e doutora em Serviço Social pela PUC-SP e pesquisadora do NEPSAS, Stela é graduada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e atua como consultora da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) para a elaboração do mapa de competências das equipes dos serviços de proteção às famílias no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Ao longo do evento, serão abordados temas ligados ao SUAS, o sistema público que organiza os serviços de assistência social no Brasil, com um modelo de gestão participativa, e que articula os esforços e os recursos dos três níveis de governo – municípios, estados e a União – para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). O prefeito João Dado foi o relator do projeto de lei que criou o SUAS, no período em que atuou como Deputado Federal.
Oficinas
Dando sequência à programação do seminário, o Senac Votuporanga promove, também na segunda-feira, no IFSP, três oficinas temáticas para os profissionais participantes do evento: “Reordenamento do Acolhimento Institucional”, que abordará tópicos como apadrinhamento afetivo e famílias acolhedoras; “Desenvolvimento da Função de Gestão do Trabalho”; e “A interface entre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) na proteção de adolescentes”.
Já na terça (12/12) e quarta-feira (13/12), serão realizadas, na sede da unidade do Senac, oficinas sobre articulação entre os serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI). As atividades serão voltadas aos profissionais e equipes de trabalho dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS).