A Unidade de Coleta de Sangue fica anexo ao Hospital “Fortunata Germana Pozzobon”, na rua Antônio Galera Lopes
O agendamento dos doadores deve ser realizado previamente, de segunda à sexta-feira (Foto: Divulgação/Prefeitura de Votuporanga)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Inaugurada no dia 5 de maio de 2017, a Unidade de Coleta de Sangue de Votuporanga já conseguiu um número considerável de bolsas coletadas: 1.555. O espaço fica anexo ao Hospital “Fortunata Germana Pozzobon”, na rua Antônio Galera Lopes, esquina com a Antônio Serafim de Queiroz, na Zona Norte.
De acordo com o Poder Executivo, a conquista da unidade foi viabilizada por meio de parceria da Prefeitura com o Hemonúcleo de Ribeirão Preto e Santa Casa de Votuporanga. “Este é o primeiro passo para a conquista futura do Hemonúcleo, que já tem projeto pronto e área para ser construído anexo à Santa Casa”, apontou o prefeito João Dado.
Segundo a médica hematologista responsável pela unidade, Brígida Cristina do Amaral Botelho Prudêncio, Votuporanga consome cerca de 250 bolsas de sangue por mês, portanto com a instalação da Unidade de Coleta mais vidas poderão ser salvas. Ela ressaltou que sangue não é um produto que pode ser comprado, é preciso colaboração e consciência da população para o ato de doação.
A coleta de sangue em Votuporanga ocorre em dois dias da semana, sempre às terças e quintas-feiras, das 8h ao meio dia. No primeiro sábado de cada mês também há coleta.
O agendamento dos doadores deve ser realizado previamente, de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h30 às 17h. O telefone é o (17) 3426-7530, ramal 210. Para doar é necessário, apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional.
Em Votuporanga, o serviço contribui para o abastecimento dos estoques de sangue da Santa Casa e Casa de Saúde do município, como também hospitais da região, como a Santa Casa de Riolândia e Cardoso.