Depois do sucesso de 2017, a Prefeitura de Votuporanga confirmou para este ano mais uma edição do Cidade Limpa realizada em parceria com a TV TEM. Esta será a segunda vez que a iniciativa é feita no município com apoio da atual gestão, depois de um intervalo de dois anos sem sua realização. Os benefícios ambientais e a mobilização da comunidade são os pontos positivos do Cidade Limpa.
O mutirão da limpeza será de 14 a 25 de maio abrangendo todas as regiões da cidade, exceto aos finais de semana. A coleta é feita por caminhões e equipes da Secretaria Municipal de Obras e Saev Ambiental.
Em 2017, o Cidade Limpa aconteceu de 22 de maio a 2 de junho com grande adesão dos moradores de mais de 150 bairros. Em dez dias, foram recolhidos 388 caminhões de lixo e materiais inservíveis das casas dos moradores, totalizando 780 toneladas.
Segundo explica o Superintendente Adjunto da Saev Ambiental, Eng. Marcelo Zeitune, o Cidade Limpa é uma importante ação para a saúde pública e preservação das áreas urbanas. “O projeto alerta aos moradores sobre os riscos do descarte irregular de lixo e resíduos sólidos nas vias públicas, além de evitar pragas, proliferação de doenças ou de escorpiões e deixar Votuporanga ainda mais bonita e limpa”, comentou.
Após a triagem feita no Ecotudo Oeste, os materiais separados têm destino correto. Recicláveis e materiais metálicos são doados para a Coopervinte, pneus para o Ecotudo Sul, onde são repassados para a reciclagem. Já os restos de móveis e madeiras são triturados e destinados à fabricação de tijolos (olaria). Em 2017, todo o montante arrecadado teve a destinação correta com a triagem, sem a necessidade de enterrar os materiais. A campanha Cidade Limpa não recolhe galhos, restos de jardinagem, lixo hospitalar e nem entulhos de construção.