Os principais serviços realizados na unidade do Poupatempo de Votuporanga neste ano foram relacionados a veículos
O Poupatempo de Votuporanga está localizado na rua Bahia, 3389, no bairro Patrimônio Novo (Foto: Gabriele Reginaldo/A Cidade)
Gabriele Reginaldo
gabriele@acidadevotuporanga.com.br
Segundo dados solicitados pelo A Cidade ao Poupatempo, em média, 700 pessoas são atendidas por dia na unidade de Votuporanga. Apenas no primeiro mês do ano, foram realizados 16.628 atendimentos. Em 2017, o Poupatempo de Votuporanga fez 245,6 mil atendimentos. Contando com os serviços bancários, foram 245.686 serviços prestados no local.
Questionado sobre a expectativa de atendimentos na cidade, o órgão afirmou que “a expectativa é de uma demanda em torno de 850 por dia aproximadamente”.
De acordo com o Poupatempo, os principais serviços solicitados no primeiro mês deste ano foram relacionados a veículos. Já no ano passado foram referentes a veículos, carteira de identidade e serviços utilizando a internet.
No total, são 56 funcionários, incluindo equipe de limpeza e segurança, para atender diversos serviços relacionados à Secretaria Estadual das Relações do Trabalho, a SERT, como seguro-desemprego e cadastro para vagas de trabalho; serviços do Instituto de Identificação, IIRGD, como primeira e segundas-vias de RG e atestado de antecedentes; mais de 30 serviços relacionados a veículos e habilitação na área do DETRAN; e acesso a mais de mil tipos de serviços oferecidos por órgãos do governo via internet no e-poupatempo (acesso grátis à internet para realização de serviços eletrônicos).
O Poupatempo de Votuporanga ressaltou ao A Cidade que vem desenvolvendo uma campanha desde o início do ano para conscientizar a população sobre a importância do agendamento prévio. “Quando o cidadão chega com hora marcada ele é atendido rapidamente e sai satisfeito. Isso significa mais conforto para o cidadão e também economia para os cofres públicos, pois o Poupatempo pode trabalhar com mais eficiência, reduzindo horário de ociosidade ou excesso de demanda”, explicou o órgão.
Para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos, o Poupatempo oferece outros canais de atendimento, como o portal (www.poupatempo.sp.gov.br); aplicativo de celular SP Serviços, disponível para as plataformas iOS e Android; e o Poupinha, o atendente virtual que está disponível no canto inferior direito da tela do portal. O Poupinha também atende pelo Messenger, do Facebook, no link: https://m.me/poupinhaSP.
O Poupatempo de Votuporanga está localizado na rua Bahia, nº 3389, no bairro Patrimônio Novo.