Serão 2 mil novos jazigos com três gavetas em cada; além disso, será realizada uma ampliação no Velório “Antonio Turioni”
Os que não possuem túmulos estão sendo encaminhados para sepultamento no Cemitério Municipal de Votuporanga (Foto: Daniel Castro/A Cidade)
Gabriele Reginaldo
gabriele@acidadevotuporanga.com.br
Após anos de reivindicações dos moradores, a população de Simonsen, enfim, ganhará a ampliação do cemitério local. De acordo com o prefeito João Dado, serão construídos 2 mil novos jazigos com três gavetas em cada, ou seja, serão abertos 6 mil novos espaços para sepultamento.
De acordo com a Prefeitura de Votuporanga, o projeto arquitetônico e urbanístico está em etapa de finalização assinado pelo arquiteto da Secretaria Municipal de Planejamento, Eder Dias, seguindo solicitações e ajustes propostos pelo prefeito.
“O prefeito João Dado confirma uma grande ampliação do Velório e Cemitério Municipal de Simonsen. As benfeitorias fazem parte do seu plano de governo e reivindicadas pela população do distrito, por meio do saudoso vereador Valentim Élcio Curti”, afirmou o Executivo.
Segundo a Prefeitura, hoje o cemitério tem 2 mil m² de área utilizada com 189 jazigos e passará a ter aproximadamente 5 mil m². O Executivo explicou que a ampliação será feita nas duas laterais do atual cemitério e consistirá ainda em reestruturação completa da fachada, com calçamento, vagas de estacionamento, arborização, paisagismo, área de descanso com bancos e novo cruzeiro para orações.
O aposentado Merquiades do Nascimento entrou em contato com o A Cidade para demonstrar o seu descontentamento com a atual situação do cemitério de Simonsen. “Não temos mais vagas há anos para enterrar os nossos familiares. A situação está complicada”.
A Prefeitura afirmou que, atualmente, todos os 189 jazigos de Simonsen estão utilizados ou já reservados. “No momento, os que não possuem túmulos no distrito estão sendo encaminhados para sepultamento no Cemitério em Votuporanga”, disse ao A Cidade.
Além da ampliação do cemitério de Simonsen, foi anunciada a ampliação do Velório “Antonio Turioni”, próximo ao cemitério. Segundo o Executivo, o projeto prevê ampliação de 49 para 150m² incluindo duas novas salas com climatização, uma sala para capela e uma sala de administração com copa e cozinha, além de banheiros masculino e feminino. A fachada também terá alteração com linhas modernas, paisagismo e arborização.
“O investimento será feito paralelo às obras de infraestrutura do 7º Distrito Industrial, que fica em frente ao cemitério. Para as melhorias no cemitério e no distrito, a Prefeitura solicitou linha de financiamento de R$ 5 milhões junto à Caixa Econômica Federal, conforme projeto já aprovado pela Câmara de Vereadores de Votuporanga”, finalizou.