O Odonto Móvel tem o objetivo de levar atendimento de dentistas a diversos pontos da cidade
Para a aquisição do micro-ônibus, foram investidos aproximadamente R$ 540 mil (Foto: Divulgação/Prefeitura de Votuporanga)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Com o objetivo de melhorar o serviço de atendimento à população, a Prefeitura de Votuporanga conta com o Odonto Móvel, que já realizou mais de 3,5 mil atendimentos nos três primeiros meses de 2018.
De acordo com a Prefeitura, o atendimento odontológico em Votuporanga conta agora com um importante serviço. Inaugurado pelo Executivo, em maio do ano passado, o Odonto Móvel tem o objetivo de levar atendimento de dentistas gratuitamente a diversos pontos da cidade. “Até o momento, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde já realizaram mais de 3,5 mil procedimentos, como exames clínicos, restaurações, extrações de dente de leite, profilaxias e aplicações de flúor”, explicou.
A unidade iniciou 2018 com novos atendimentos, e permanece em atendimento no CEM “Benedito Israel Duarte”, no bairro Colinas, região norte de Votuporanga. A previsão é de que a unidade permaneça no local pelos próximos três meses a fim de cumprir com os tratamentos.
Foram realizadas no Odonto Móvel mais de 770 consultas nos lugares por onde passou: CEM “Profª Clary Brandão Bertoncini”, no Paineiras; na Vila Carvalho e Cemei “José Modesto Sobrinho” e o CEM “Profª Neyde Tonanni Marão”, no Jardim das Palmeiras I e no Centro Social. A unidade móvel possui aparelhos para procedimentos odontológicos, sala de esterilização com autoclave, rampa de acessibilidade para locomoção e tratamento de pessoas com necessidades especiais e geradores capazes de atender em locais onde não há eletricidade.
Segundo a Prefeitura, para a aquisição do micro-ônibus de 9 metros de comprimento foram investidos em recursos próprios, aproximadamente, R$ 540 mil. “Ele é composto por dois consultórios climatizados e equipados com aparelhos de última geração adequados para a prática odontológica”, ressaltou o Executivo.
A Administração Municipal explicou ainda que o objetivo do serviço é melhorar a saúde bucal reduzindo o absenteísmo em relação aos agendamentos de crianças nas unidades de saúde, e encaminhadas pelas escolas, devido à dificuldade de serem acompanhadas para atendimento em horário comercial. “Além disso, a estratégia oferece cobertura e apoio às atividades da estratégia de saúde da família e equipe de prevenção odontológica das unidades de saúde”, concluiu.