Um Termo de Compromisso foi assinado na manhã de ontem no gabinete do prefeito João Dado; é a terceira creche confirmada
Educação: a nova unidade, que terá 760 m², atenderá crianças de zero a cinco anos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Votuporanga)
Gabriele Reginaldo
gabriele@acidadevotuporanga.com.br
Ao que tudo indica os questionamentos relacionados a vagas em creches serão solucionados em Votuporanga. Em cinco meses, o prefeito João Dado já anunciou a terceira obra de Centro Municipal de Educação Infantil na cidade por meio de parceria público-privada. A última foi assinada na manhã de ontem em um Termo de Compromisso entre Prefeitura e o empresário da QH3 Empreendimentos,Raul Antônio Quaresma Henriques, que construirá o condomínio Kota Bulan, em breve, às margens da vicinal Herberth Vinícius Mequi, próximo à Ilha do Pescador.
A nova unidade, que terá 760 m², atenderá crianças de zero a cinco anos. “Essas creches que os empreendedores nos possibilitam praticamente resolvem as faltas de vagas. Através dessas parcerias, vamos construindo uma cidade com qualidade de vida. Nós temos a formação do cidadão que vai viver conosco”, disse o prefeito João Dado.
Segundo o secretário de Planejamento, Jorge Seba, além da creche, o empreendedor viabilizará obras de acessibilidade ao condomínio, sendo elas abertura de ruas que dão acesso direto entre os bairros da Zona Norte.
“Foi exigido da empresa e eles concordaram que o município recebesse como complemento das obras que vão fazer, o CEMEI, a doação de uma área onde vai ser construído esse CEMEI e uma avenida que passaria em frente a essa creche. Então, é com uma satisfação muito grande que a gente responde essa necessidade de que os loteamentos que se implantam no município tragam junto também, a custo zero para o município, esses equipamentos sociais que vão servir para as crianças e todas as famílias que dependem das vagas nas escolas. Esse condomínio será entregue após o CEMEI estar devidamente concluído”, explicou o secretário.
Ele ainda contou que outras duas parcerias público-privadas foram realizadas neste ano e proporcionarão a construção de creches na cidade. O primeiro residencial a realizar a parceria foi a Pacaembu Construtora, que fará a obra no bairro Vida Nova 2; e o segundo foi a empresa R.M. Debiazzi Empreendimentos Imobiliários, responsável pelo Residencial Figueira próximo ao Sonho Meu.
“Dessa forma, a gente está direcionando para vários pontos da cidade esses equipamentos sociais que a população precisa”, afirmou o secretário de Planejamento, Jorge Seba.
Kota BulanDe acordo com o empresário Raul Antônio Quaresma Henriques, o condomínio Kota Bulan terá 627 unidades residenciais. “São cerca de 90 m² com três dormitórios, dois ambientes de sala e varanda gourmet, por exemplo. É um padrão um pouco mais alto, mas o que chama a atenção é o padrão do condomínio. Ele terá praticamente tudo, como campo de futebol, quadra de tênis, piscina e salão. Esse conceito foi desenvolvido para ter luxo com valores baixos e não casas pequenas”, explicou.
Ele afirmou que o conceito das residências, desenvolvido durante três anos, está presente entre 20 e 30 cidades e serão comercializadas em até 60 dias. “Elas serão construídas entre um ano e meio e dois anos”, afirmou Raul Antônio Quaresma Henriques, proprietário do condomínio Kota Bulan.