O sistema funciona alinhado com a agência central, o que evita filas e longas esperas, sendo mais rápido e confortável
O serviço foi implantado no dia 5 de março no Centro do Empreendedor de Votuporanga (Foto: Divulgação/Prefeitura de Votuporanga)
O INSS Digital que foi
implantado no Centro do Empreendedor, em Votuporanga, no dia 5 de março, já
realizou 205 atendimentos, sendo 115 em março, 66 em abril e 24 até o dia 9
deste mês. A informação foi divulgada pela Prefeitura de Votuporanga.
De acordo com o
Executivo, o programa é operado em parceria entre a Prefeitura de Votuporanga e
o INSS. O sistema funciona alinhado com a agência central, o que evita filas e
longas esperas, sendo mais rápido e confortável. “Por esta razão, não há
necessidade de agendamentos”, explicou a Prefeitura.
O secretário do
Desenvolvimento Social da Prefeitura, Flávio Piacenti Junior, afirmou que
"a instalação de um polo do INSS Digital facilita de forma significativa a
vida dos moradores que utilizam os serviços do órgão. Antes, o atendimento era
oferecido apenas na agência central do INSS, o que demandava muito tempo de
espera”.
Neste novo modelo de
atendimento digital, ao qual Votuporanga foi pioneira na implantação dentro do
Estado de São Paulo, o cidadão leva seus documentos, que são digitalizados e
enviados on-line ao INSS. “Se tudo estiver correto, a solicitação é liberada.
Se houver necessidade de outras documentações ou ajustes, o solicitante retorna
para complementar e o INSS Digital remete os dados novamente ao Instituto”,
explicou o Executivo.
Entre os serviços
oferecidos pela unidade estão a entrada em pedidos de Aposentadorias (Urbana e
Rural; por idade e tempo de contribuição); Auxílio
Reclusão; Benefício da Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da
Assistência Social (LOAS), voltado para pessoas com Deficiência e Idosos;
Pensão por Morte e Salário Maternidade.