Na semana passada, o secretário Rogério Luiz Zeraik Abdalla visitou as dependências da Santa Casa local
(Foto: Divulgação/Santa Casa)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Desde a visita do secretário nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Rogério Luiz Zeraik Abdalla, a Votuporanga, onde anunciou que a Santa Casa será hospital-escola, surgiram dúvidas sobres os benefícios que a certificação traz. Por isso, o A Cidade buscou informações com a unidade de saúde. Entre as melhorias, o hospital poderá contar com novos serviços e terá possibilidade de comprar equipamentos.
A Santa Casa explicou que entrou com o pedido de certificação como hospital de ensino há alguns anos, porque a entidade já realiza ensino e pesquisa e ainda serve de campos de estágio para cursos técnicos, graduação e pós nas áreas de saúde. “Os benefícios da certificação englobam toda a assistência clínica dos pacientes, inclusive permitindo melhorias como a criação de novos serviços, aquisição de equipamentos e materiais, qualificação da gestão, educação permanente e continuada e capacitação dos servidores”, apontou a unidade de saúde.
Na manhã do último sábado, Rogério Abdalla fez uma visita-técnica na Santa Casa local, quando conheceu a realidade do hospital e avaliou alguns critérios. Posteriormente, todas as questões foram levadas para o Ministério da Saúde. “Com certeza, vai conseguir a certificação”, garantiu, em entrevista para o jornal A Cidade.
Rogério destacou que a certificação trará inúmeros benefícios para a cidade e região. Como Votuporanga é um município de referência na saúde, acrescentou, com a certificação o hospital terá um número maior de médicos residentes. “É uma condição muito melhor para o município”, disse.
Na Santa Casa, Abdalla foi recebido pelo provedor Luiz Fernando Góes Liévana, o Torrinha, integrantes da diretoria, conselheiros, representantes da Unifev, prefeito João Dado, vereadores, colaboradores e outras lideranças locais. O grupo percorreu as instalações e conversou com responsáveis e lideranças dos diversos setores da Santa Casa. “Eu adorei a Instituição, que tem excelência. Gostei muito do que vi, estrutura boa”, comentou o secretário.