O ato realizado pela Prefeitura ontem foi o primeiro de uma série de inaugurações que marcam os 81 anos de Votuporanga
O prefeito João Dado, secretários e vereadores participaram da entrega da revitalização (Foto: Daniel Castro/A Cidade)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Com a presença de diversas autoridades, ocorreu na tarde de ontem, às 17h, o primeiro ato do calendário de inaugurações em comemoração ao aniversário de Votuporanga. O prefeito João Dado e a secretária municipal da Educação, Encarnação Manzano, entregaram a revitalização do Centro de Educação Municipal (CEM) Professora Clary Brandão Bertoncini.
Secretários municipais, assessores e vereadores, entre eles o presidente da Câmara Municipal, Osmair Ferrari, também participaram do ato. Ao lado da primeira-dama Mônica Pesciotto de Carvalho, presidente do Fundo Social de Solidariedade, o chefe do Poder Executivo disse que a inauguração de ontem foi a primeira de muitas de atos em comemoração ao 81º aniversário do município. “A escola Clary foi toda remodelada, toda reformada”, destacou.
Dado lembrou que no início do seu mandato uma grande tempestade destruiu parte da escola, no entanto, com as obras, hoje os alunos têm uma unidade moderna e toda refeita. “Dessa maneira nós damos atenção à educação e às nossas crianças de forma adequada”, comentou.
Encarnação observou que desde o início da atual Administração Municipal foi diagnosticado que a escola Clary realmente necessitava de uma grande reforma. “Fizemos uma reforma geral para que a unidade esteja preparada para receber as crianças dessa comunidade. Aproveito para agradecer o prefeito, que tem uma sensibilidade muito grande com a educação”, disse.
Em sua fala, o vereador Osmair Ferrari parabenizou o prefeito Dado e a secretária Encarnação, que têm, conforme ele, realizado um grande trabalho na área da educação. “Mesmo com todas as dificuldades, o Executivo está sempre buscando recursos em Brasília e São Paulo e melhorando a educação, que é o mais importante, porque essa criançada será o futuro do nosso país”, apontou.
Segundo a Prefeitura, a escola recebeu uma série de melhorias com o intuito de garantir mais conforto e segurança para os seus mais de 270 alunos, matriculados do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Toda a cobertura do prédio passou por uma reforma, com a substituição de telhas e cumeeiras quebradas e a troca do antigo forro de madeira por um novo, confeccionado em PVC.
Também foram instalados toldos nos acessos às salas de aula e ao pátio, aumentando as áreas de cobertura e proteção contra chuvas. Na quadra da escola, houve ampliação tanto do piso de concreto quanto da mureta de contenção. Já na área de entrada dos alunos, foram instaladas novas rampas e corrimãos, garantido aos estudantes total acessibilidade ao prédio. Os banheiros masculinos e femininos também passaram por reformas, com a troca de itens como revestimento cerâmico, cubas, torneiras, chuveiros, vasos e pias.
Já o pátio, os corredores e quatro salas de aula da unidade de ensino receberam um novo piso, com assentamento de granilite. As instalações elétricas também foram revisadas, com a troca de fios e itens obsoletos.