Conjuntivite: Em sete dias, 56 casos são registrados em Votuporanga (Foto: Reprodução/Internet)
Gabriele Reginaldo
Semanalmente, o A Cidade acompanha os dados dos agravos da Secretaria da Saúde de Votuporanga. Nesta semana, novamente o número de casos de conjuntivite registrou aumento. Já são 1.710 pessoas contagiadas pela doença no município. Em sete dias, foram registrados 56 casos. Em média, oito pessoas foram contagiadas por dia durante o período.
Neste ano, a Secretaria Municipal da Saúde já confirmou o surto da doença e afirmou que monitora diariamente os casos por meio da Vigilância Epidemiológia, órgão subordinado à pasta.
A Secretaria orienta a população para prevenir-se dos casos de conjuntivite afastando as pessoas com a doença dos ambientes coletivos, além de tomar os cuidados necessários de higiene.
“Lavar as mãos e rosto com frequência com água e sabão, evitar coçar os olhos, usar lenços, toalhas e travesseiros individuais; não utilizar objetos de pessoas que estejam com conjuntivite (lápis de olhos, lenços, travesseiros, etc), limpar frequentemente as superfícies que foram tocadas por pessoas com conjuntivite, com água, sabão e álcool 70% são algumas orientações”, afirmou a Secretaria da Saúde de Votuporanga.
Conjuntivite
A Secretaria explicou que a conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, que é uma membrana que recobre a porção anterior da esclera e a face interna das pálpebras. Os tipos mais frequentes são as virais, bacterianas e alérgicas. É uma doença muito comum na população. “Dado ao caráter contagioso das conjuntivites virais e bacterianas, a disseminação pode ocorrer com facilidade, principalmente, quando as condições de higiene pessoal e domiciliar não são adequadas”, afirmou a pasta.