De acordo com o Executivo, a Estação de Tratamento de Esgoto na Vila Carvalho é uma reivindicação antiga dos moradores
Atualmente, Votuporanga conta com duas unidades de Estação de Tratamento de Esgoto (Foto: Divulgação/Prefeitura de Votuporanga)
Gabriele Reginaldo
gabriele@acidadevotuporanga.com.br
A Estação de Tratamento de Esgoto, que é reivindicada pelos moradores da Vila Carvalho, tem data de previsão de início da obra. Segundo a Prefeitura de Votuporanga, a ETE será construída na Estrada Municipal Fábio Cavalari, VTG-060, na Vila Carvalho, com a previsão de início da obra ainda este ano, com a contratação de empresa especializada do ramo e licenciamento junto a CETESB.
De acordo com o Executivo, o término da construção está previsto para 2019, com valor estimado de R$ 600 mil.
O Executivo afirmou que para a instalação da Estação de Tratamento de Esgoto foi feita a desapropriação da propriedade de Lilian Louise Motta de forma amigável. O decreto foi publicado no dia 2 de julho.
A Administração Municipal informou que a escolha do local foi feita a partir da verificação de três áreas, levando em conta alguns pontos imprescindíveis para a realização do empreendimento. “Tais como: topografia favorável, proximidades do lançamento no córrego, se não há necessidade de extensão com emissários, sendo que essa foi a mais favorável e tem 1.220,00 m², no valor de R$ 18.300,00”, afirmou.
“Para efetivar tal desapropriação é escolhida a área de interesse da municipalidade para o determinado fim, que neste caso é a construção da ETE. O proprietário é convocado para verificar qual é a localização da área que será desapropriada e as dimensões da mesma. A partir da vistoria no local é realizada a negociação por via amigável ou judicial, já que o proprietário pode aceitar ou negar a desapropriação”, explicou o Executivo.
A Prefeitura de Votuporanga ressaltou que, atualmente, Votuporanga possui 100% de esgoto tratado. “Na Vila Carvalho, o tratamento é feito por meio da coleta do esgoto em fossas e levado pela Saev Ambiental para tratamento. A construção de uma estação de tratamento que atenda diretamente aos moradores é uma reivindicação antiga e está entre os objetivos da atual gestão, conforme apresentado pelo prefeito João Dado pessoalmente em reuniões no próprio bairro”, afirmou o Executivo ao A Cidade.
Atualmente, Votuporanga conta com duas unidades de ETE, a Estação de Tratamento de Esgoto “Antônio Aparecido Polidoro”, na zona rural do município e a Estação de Tratamento de Esgoto “Antonio Fiorentino”, no Distrito de Simonsen.