Neste ano, foram registradas 1.476 reclamações, enquanto no ano passado foram 1.516 manifestações na Ouvidoria Municipal
As principais manifestações na cidade foram relacionadas à limpeza e conservação urbana (Foto: Divulgação/Prefeitura de Votuporanga)
Gabriele Reginaldo
gabriele@acidadevotuporanga.com.br
Segundo dados da Prefeitura de Votuporanga, a Ouvidoria Municipal recebeu menos reclamações no primeiro semestre deste ano comparado com o mesmo período do ano passado. Neste ano, foram registradas 1.476 reclamações. Já no ano passado, foram registradas 1.516 manifestações.
De acordo com o Executivo, as principais manifestações foram relacionadas à limpeza e conservação urbana como mato alto, entulho ou lixo em terrenos privados, sendo que foram registradas 263 reclamações; buracos no asfalto, com 167 manifestações; e construção irregular, abandonada ou sem projeto com 91 reclamações.
“No entanto, os assuntos variam de acordo com as sazonalidades”, segundo o secretário de Transparência e Controladoria Geral, Ronaldo Mattos.
Segundo dados da Ouvidoria Municipal, enquanto as reclamações foram reduzidas, o índice de resolução das manifestações aumentou. “No primeiro semestre deste ano o índice de resolução foi de 97,63%. No primeiro semestre de 2017, foi de 93,93%”, informou o órgão.
De acordo com o secretário de Transparência e Controladoria Geral, ao receber as ocorrências, a Ouvidoria classifica as ocorrências em dois grupos, denúncias (situações graves) e serviços. “Todos os casos registrados são encaminhados ao setor competente, para que possam ser solucionados. Em alguns casos, como as denúncias, por serem mais graves, são resolvidas em um prazo mais rápido. Já os serviços, que não demandam de urgência, são resolvidos de acordo com cada pasta e sua demanda. Quando não são de responsabilidade do Poder Executivo, a pessoa é orientada a entrar em contato com o órgão encarregado”, explicou Ronaldo Mattos.
A Prefeitura de Votuporanga ainda afirmou que “a Ouvidoria tem realizado um importante trabalho no atendimento aos moradores da cidade. É através deste órgão que o cidadão pode solicitar serviços, buscar informações, enviar sugestões e até mesmo elogios”.
As manifestações podem ser feitas de várias formas: por email, telefone, pessoalmente ou por intermédio do site da Prefeitura de Votuporanga. A Ouvidoria Municipal atende de segunda à sexta-feira, das 9h às 15h, na rua Pará, 3227. Por telefone, o atendimento é realizado pelo número gratuito 0800-770-3590. Na página inicial do site da Prefeitura (www.votuporanga.sp.gov.br) o acesso pode ser feito através do ícone “Fale com a Ouvidoria” e também pelo endereço de email: ouvidoria@votuporanga.sp.gov.br.