Os dados foram divulgados nesta semana pela Prefeitura de Votuporanga a pedido do A Cidade
Centro do Empreendedor de Votuporanga (Foto: Gabriele Reginaldo/A Cidade)
Gabriele Reginaldo
gabriele@acidadevotuporanga.com.br
Segundo dados da Prefeitura de Votuporanga, desde a implantação da unidade pioneira do INSS Digital em Votuporanga, no dia 5 de março deste ano, 527 atendimentos já foram realizados na sede do serviço, localizado no Centro do Empreendedor.
De acordo com o Executivo, no total, foram 14 pedidos de auxílio reclusão; 10 certidões de tempo de contribuição (CRC); nove entradas de salário maternidade, 62 solicitações de pensão por morte, 160 pedidos de Benefícios de Prestação Continuada/LOAS e 272 pedidos de aposentadoria.
A Administração Municipal informou que o Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) permite a execução dos seguintes serviços: pedidos de aposentadorias (por idade e tempo de contribuição), pensão por morte previdenciária, auxílio-reclusão, amparo assistencial ao idoso e deficientes, salário maternidade, emissão da Certidão de Tempo de Contribuição/Servidor Municipal (Votuprev) e atendimentos relacionados ao BPC (Benefício da Prestação Continuada).
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Flávio Piacenti Junior, responsável pelo serviço prestado no Centro do Empreendedor, o sistema funciona alinhado com a agência central. “O INSS Digital evita filas e longas esperas, sendo mais rápido e confortável. Por esta razão, também não há necessidade de agendamentos”, afirmou ao A Cidade.