Aos sábados, agendamento do doador deve ser realizado previamente das 7h às 12h e das 13h30 às 17h; unidade oferece diferentes períodos para atender voluntários interessados
(Foto: Divulgação/Prefeitura)
Neste sábado (1º/12), primeiro do mês de dezembro, é dia de doação de sangue na Unidade de Coleta de Votuporanga. O atendimento será prestado das 8h às 11h no espaço anexo ao Hospital “Fortunata Germano Pozzobon”, na rua Antônio Galera Lopes esquina com a Antônio Serafim de Queiroz, na Zona Norte. Embora, as vagas já estejam todas preenchidas para esta data, os voluntários podem fazer a doação em outros horários durante a semana.
Os demais dias de coleta ocorrem às terças-feiras, das 15h às 18h, e às quintas-feiras, das 8h às 11h, sempre por meio de agendamentos. O interessado pode ser voluntário para a doação de sangue, doação de medula ou de ambos. Para doar é necessário, apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional.
A unidade funciona por meio de parceria da Prefeitura com o Hemonúcleo de Ribeirão Preto e Santa Casa de Votuporanga.
Mais informações podem ser obtidas pelo celular (17) 98116-7145 ou pelo telefone 3426-7530, ramal 210.
Números
A Unidade de Coleta de Sangue de Votuporanga fechou o mês de novembro com 135 bolsas coletadas, sendo 166 pessoas atendidas pela Unidade, e cinco novos cadastros foram incluídas ao Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea). Com capacidade para receber até 270 bolsas ao mês, o posto pede a conscientização da população para a importância das doações.
Doadores
Pessoas entre 18 e 69 anos podem doar sangue. Além disso, é necessário pesar acima de 50 quilos e estar bem de saúde. Mulheres podem fazer até três doações ao ano e os homens quatro. Caso esteja tomando algum tipo de medicação, é importante levar o nome do remédio e apresentá-lo na unidade de coleta.
Quem não pode ser doador
Não é recomendada a doação nos seguintes casos: o candidato que teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; portadores de hanseníase, malária, doença de chagas, HIV, diabetes ou câncer; quem tenha feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses; quem fez ou faz uso de drogas ilícitas ou mantém relações sexuais de risco; está com febre, gripe ou infecção; ingeriu álcool até três dias antes da doação, entre outros impedimentos.
Orientações
Antes de doar é importante dormir bem, por pelo menos 6 horas; evitar jejum e fazer refeições leves e não gordurosas; evitar uso de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; e não fumar uma hora antes.