A partir das 20h a Confederação Brasileira de Futebol sorteará os confrontos da primeira fase do campeonato de nível nacional
Marcelo Stringari em entrevista para a rádio Cidade FM (Foto: A Cidade)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Campeão da Copa Paulista 2018, o Clube Atlético Votuporanguense conhecerá na quinta-feira (13) o seu adversário na Copa do Brasil. A partir das 20h a Confederação Brasileira de Futebol sorteará os confrontos da primeira fase do campeonato. O sorteio será na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
Com o título da Copa Paulista, a Alvinegra poderia escolher entre a Série D e a Copa do Brasil, e optou pela segunda alternativa. O presidente do CAV, Marcelo Stringari, sempre deixou claro que a intenção do clube era participar da Copa do Brasil por conta da estrutura que a Votuporanguense tem. “Financeiramente vai nos ajudar muito para montar o time para o Paulistão A2”, comentou.
Para a disputa do torneio e também para o Campeonato Paulista da Série A2, a intenção do dirigente é que o CAV mantenha a base campeã. “Mas vamos reforçar a equipe para buscar o acesso em 2019”, afirmou.
De acordo com a CBF, a primeira etapa da Copa do Brasil é realizada em partida única, com mando de campo pertencente ao competidor de cada duelo dono de posição inferior no RNC (Ranking Nacional de Clubes). Já na segunda fase, também a ser realizada em partida única, os mandos serão definidos no sorteio da próxima quinta, com os clubes já conhecendo por meio do Diagrama das Fases se atuarão como mandantes ou visitantes na etapa seguinte, caso se classifiquem na primeira fase.
Classificados para a Libertadores, Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo e Atlético-MG entram na fase de oitavas de final, assim como o Cruzeiro, atual campeão da Copa do Brasil.
O Atlético-PR também entra direto na fase de oitava, já que o clube terminou em sétimo lugar no Brasileirão 2018. De acordo com o regulamento da Copa do Brasil, “na hipótese do grupo de clubes brasileiros que disputará a Copa Libertadores tiver número inferior a oito, o complemento para esse número virá da chamada dos clubes participantes do Campeonato Brasileiro da Série A do ano anterior, obedecida a ordem de classificação”.
O Furacão decidirá a Copa Sul-Americana com o Junior Barranquilla, da Colômbia, a partir desta semana. Caso vença a competição, a vaga na Libertadores estará assegurada. Logo a entrada nas oitavas de final da Copa do Brasil está garantida ao clube paranaense.
Ao todo, são 11 times que entram na disputa diretamente nas oitavas. Além dos oito já elencados, o Sampaio Corrêa, campeão da Copa Nordeste, o Paysandu, campeão da Copa Verde, e o Fortaleza, vencedor da Segunda Divisão do Brasileirão 2018, são os outros pré-classificados às oitavas da Copa do Brasil 2019.