A iniciativa tem o objetivo de incentivar e viabilizar a participação de estudantes de baixa renda e com bom desempenho escolar
De acordo com a Prefeitura, a bolsa de estudo será de 50% do valor da mensalidade (Foto: Divulgação/Prefeitura de Votuporanga)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
A Secretaria de Educação de Votuporanga divulgou o edital que regula o processo seletivo do Programa Municipal de Auxílio Educação Bolsa de Estudo (Promae).
A iniciativa tem o objetivo de incentivar e viabilizar a participação de estudantes de baixa renda e com bom desempenho escolar, por meio da destinação de recursos financeiros para custeio parcial das despesas decorrentes das mensalidades escolares ou de transporte em sistema de fretamento coletivo.
De acordo com a Prefeitura, a bolsa de estudo será de 50% do valor da mensalidade ou transporte interurbano, não excedendo o teto máximo de 123 UFMs (Unidade Fiscal do Município). A duração é até o término do curso no qual se inscreveu, podendo ser transferido para outro curso, situação em que a bolsa de estudo não poderá ultrapassar o valor já concedido e o número de anos faltantes para conclusão do curso inicial.
O Executivo explica que “os custeios das mensalidades escolares de cursos realizados em outros municípios ou do transporte interurbano somente ocorrerão quando não existirem os respectivos cursos em Votuporanga”.
Para concorrer à bolsa de estudo, o candidato deverá estar matriculado em curso técnico de nível médio ou curso de educação superior de bacharelado, licenciatura ou tecnologia, devidamente autorizado pelo sistema educacional. Outro requisito é “possuir renda per capita por membro da família, cuja divisão do total da renda familiar pelos membros da família não ultrapasse um salário mínimo e meio vigente; não possuir outro curso superior e ter no mínimo dois anos de domicílio em Votuporanga”.
As inscrições serão do dia 28 de janeiro ao dia 11 de fevereiro por meio do site votuporanga.sp.gov.br, item cidadão, link bolsa de estudo.