A afirmação é do secretário municipal de Trânsito, Transporte e Segurança de Votuporanga, Jair de Oliveira, que esteve na Cidade FM
Secretário de Trânsito, Transporte e Segurança de Votuporanga, Jair de Oliveira (Foto: A Cidade)
Érika Chausson
erika@acidadevotuporanga.com.br
A Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança realiza diversas ações afim de preservar um bom desenvolvimento do trânsito em Votuporanga. Recentemente, semáforos foram implantados em alguns cruzamentos da cidade e o secretário de trânsito, transporte e segurança esteve na Cidade FM e falou sobre algumas medidas que foram tomadas.
Motivo de elogios e reclamações no município, a implantação de novos semáforos nos cruzamentos de algumas vias, o secretário contou que Votuporanga possui atualmente cerca de 60 dispositivos e a intenção é organizar o trânsito. “Votuporanga tem sido referência. Temos hoje 60 cruzamentos semafóricos e por enquanto não instalaremos mais, vamos estudar com calma todo o trânsito e se for necessário, colocaremos”, falou.
“O semáforo sincronizado não traz embaraço, pelo contrário, você desenvolve velocidade tranquilamente, você chega no seu local de trabalho ou sua casa com segurança. O semáforo é um dispositivo de disciplina, de organização e segurança de trânsito muito eficiente”, concluiu.
Outra medida importante para o trânsito de Votuporanga é a retirada das lombadas. “Foram retiradas várias lombadas e vamos retirar ainda mais. Nós temos uma lombada na São Paulo, nas avenidas Deputado Áureo Ferreira, Antônio Augusto Paes que já pedimos para retirar”, garantiu.
Durante a entrevista, alguns moradores questionaram sobre as sinalizações vertical e de solo na cidade. Segundo o secretário, a pasta tem realizado melhorias nesta parte. “A sinalização vertical e de solo nós temos bastante, e Votuporanga é referência no Estado de São Paulo em relação as sinalizações e os locais que não estiverem devem ser passados para a secretaria conferir”, advertiu.
Outros questionamentos da população foram levantados e o secretário explicou e garantiu que todas as melhorias necessárias para o desenvolvimento do trânsito estão sendo avaliadas para serem implantadas.
Jair contou que o número de veículos na cidade aumentou, no entanto não interferiu no índice de acidentes de trânsitos, o que permaneceu o mesmo desde 2013. “Em 2013 nós tínhamos registrados 2.100 acidentes em uma frota de 73 mil veículos, em 2018 nós diminuímos isso para 1.404 acidentes em uma frota de 84 veículos, então aumentamos em 10 mil veículos e reduziram em até 36% os acidentes”, completou o diretor de trânsito, Mário Gomes.
Além da implementação de dispositivos de controle e redução de velocidade, a Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança conta com a fiscalização dos agentes. “Nós estamos com 20 guardinhas, e este número é pequeno para Votuporanga. Temos muitas escolas para cuidar e precisávamos de mais agentes de trânsito na cidade”, salientou Jair.
O secretario finalizou a entrevista comentando sobre as ações de segurança que serão desenvolvidas durante o Carnaval na cidade. “Nós fizemos uma reunião com todos os segmentos, com as Polícia Militar, Rodoviária, Civil já visando a segurança do Carnaval”.
“Em relação ao esquema para que seja feito será basicamente a mesma coisa, este ano nós vamos entrar com uma campanha de trânsito na época do Carnaval junto com o Detran”, finalizou Mário Gomes.