Os dados foram divulgados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social a pedido do jornal A Cidade
A unidade está localizada na rua Leonardo Commar, 1683, no bairro Jardim Santa Iracema (Foto: Érika Chausson/A Cidade)
Érika Chausson
erika@acidadevotuporanga.com.br
Neste ano, Votuporanga já registrou 395 atendimentos e 428 visitas realizadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) entre violência sexual de crianças e adolescentes, trabalho infantil e abandono de idosos até o momento. Durante todo o ano passado, foram totalizados 3.302 atendimentos e 2.629 visitas. Os dados foram divulgados pela unidade a pedido do jornal A Cidade.
Segundo a unidade, o maior número de atendimentos realizados é referente a violência sexual contra menores e abandono de idosos. “No momento a maior incidência de atendimentos se dá em decorrência de violência sexual contra crianças e adolescentes. Já com o público idoso, as violações de direitos mais recorrentes são negligência e abandono”, afirmou.
Em relação aos atendimentos e visitas, o Creas recebe ocorrências de diversas delegacias e órgãos públicos como a Delegacia de Defesa da Mulher e Secretarias da Prefeitura de Votuporanga. “Recebemos encaminhamentos do Conselho Tutelar, Delegacia de Defesa da Mulher, Delegacias de Polícia, Ministério Público, Poder Judiciário, Ouvidoria Municipal, Disque Direitos Humanos – Disque 100, Conselho Municipal do Idoso, Secretaria da Saúde, Secretaria da Educação, Secretaria de Direitos Humanos, Demanda Espontânea, entre outros”, explicou.
O Creas realiza atendimentos particularizados, familiares e em grupo. Outra ferramenta fundamental para o acompanhamento com as famílias são as visitas domiciliares e institucionais.
Denúncias de casos de violência contra crianças e adolescentes devem ser realizadas diretamente nas unidades responsáveis. “As denúncias referentes à violência contra crianças e adolescentes podem ser realizadas diretamente no Conselho Tutelar, como também através do Disque 100, CRAS e CREAS através de demanda espontânea, ou seja, a pessoa pode procurar a Unidade para realizar a denúncia, entretanto não acolhemos denúncia via telefone”, finalizou.
Creas
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é uma unidade pública e estatal de abrangência municipal que oferta trabalho social especializado no Sistema Único de Assistência Social - SUAS, a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, por violações de direitos. A unidade está localizada na rua Leonardo Commar, 1683, no bairro Jardim Santa Iracema e o telefone para contato é (17) 3421-6892 ou 3423-2560.