O sistema permite acesso através de computadores e dispositivos móveis, como tablets e smartphones, para facilitar o contato do munícipe com o órgão
O sistema permite acesso através de computadores e dispositivos móveis (Foto:Prefeitura de Votuporanga)
Buscar uma melhoria constante nos atendimentos, prezando humanização e excelência. Este é um dos objetivos da Santa Casa de Votuporanga, que se preocupa em proporcionar uma assistência de qualidade. Colaboradores do Hospital se reuniram com representantes do Departamento Regional de Saúde de São José do Rio Preto – DRS XV. Estiveram na Instituição a articuladora da humanização, Lucineia Santos e as articuladoras da saúde da Mulher, Bruna Crema e Rosana Heron.
Na ocasião, foi discutida a elaboração de um plano materno infantil. Participaram do encontro membros do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da Santa Casa e de setores ligados à assistência materno infantil como Centro Cirúrgico, Serviço Social, Qualidade e Enfermagem.
O enfermeiro obstetra do Hospital, Rodrigo Ribeiro, explicou sobre o plano. “Consiste em traçar metas para alcançar melhores índices de parto normal e reforçar as ações de humanização da assistência materno infantil. Este apoio do DRS nos dá direcionamento nas ações e planejamentos”, afirmou.
A gerente assistencial da Instituição, Alessandra Zanovelli, destacou que toda maternidade gerida pelo Estado tem que elaborar o plano materno infantil. “Temos várias ações em andamento como a visita das gestantes, possibilitando a vinculação da grávida ao Hospital em que ela dará à luz trazendo tranquilidade e diminuindo a ansiedade. O acompanhante permanece durante internação e nascimento do bebê. A Santa Casa pratica boas práticas ao parto normal, inclusive com a atuação da doula. O plano, sem dúvida, irá fortalecer as ações para o parto Além do atendimento tradicional ao público, que acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, no Paço Municipal, localizado na rua Pará, nº 3227 (Patrimônio Velho), a Ouvidoria Geral do Município da Secretaria de Transparência e Controladoria da Prefeitura de Votuporanga proporciona atendimento online a população.
Pela internet, o acesso ao órgão pode ser feito na página inicial do site da Prefeitura de Votuporanga (www.votuporanga.sp.gov.br), por meio do ícone “Fale com a Ouvidoria”, sendo uma medida participativa e ágil.
O processo é simples e consiste no preenchimento de um formulário, que pode ser feito de maneira anônima. O sistema permite acesso através de computadores e dispositivos móveis, como tablets e smartphones, para facilitar o contato do munícipe com o órgão.
O canal oficial de relacionamento entre os cidadãos e a Administração Pública, foi criado para que os membros da comunidade façam sugestões, pedidos, reclamações e até mesmo elogios aos serviços da municipalidade.
Após encaminhadas à Ouvidoria, as manifestações dos munícipes são devidamente registradas e classificadas em dois grupos: denúncias ou serviços. Daí em diante, os casos são direcionados aos setores competentes da Prefeitura, cujas respostas são analisadas pelo ouvidor responsável e, em seguida, repassadas ao cidadão, que recebe um retorno com a posição oficial a respeito de sua solicitação.