Membros da Agência Nacional de Aviação Civil estiveram em Votuporanga neste mês no Aeroporto da cidade
A inspeção aeroportuária no aeroporto de Votuporanga entre os dias 13 e 15 de maio (Foto: Reprodução)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Membros da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) estiveram em Votuporanga neste mês para uma vistoria no Aeroporto Estadual Domingos Pignatari, que deverá receber voos comerciais da Passaredo no segundo semestre.
Ao jornal A Cidade, a Anac informou que foi realizada inspeção aeroportuária no aeroporto de Votuporanga entre os dias 13 e 15 de maio. A atividade tem por objetivo verificar requisitos cujo cumprimento é de responsabilidade do operador, sendo que a verificação envolveu requisitos de operação, manutenção e resposta à emergência do aeródromo.
Perguntada sobre as conclusões, a Agência explicou que o relatório da inspeção ainda não foi finalizado, então ainda não é possível apontar o que foi concluído. Em relação às operações, “o aeródromo de Votuporanga pode receber até sete frequências semanais de aeronaves com código 3C, sendo o tipo de aproximação do tipo pista de pouso visual”. “Caso o operador deseje operar acima destes limites, ele deve requerer a Certificação Operacional do Aeroporto junto à Anac, nos termos do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil”, apontou.
Em abril, o vice-governador Rodrigo Garcia anunciou voos comerciais da empresa aérea Passaredo para o interior paulista. Votuporanga e outras duas cidades, São Carlos e Ribeirão Preto, receberão voos da linha aérea a partir do segundo semestre deste ano. O projeto foi todo organizado pela Secretaria de Turismo do Estado.
A expectativa é que os voos comerciais a partir do Aeroporto Domingos Pignatari beneficie cerca de 50 cidades da região.