Participarão do festival 33 alunos, sendo que 31 alunos irão realizar o batizado e dois irão realizar a troca de corda
O evento tem o objetivo de realizar o batizado dos iniciantes e a troca de cordas dos alunos da graduação (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Érika Chausson
erika@acidadevotuporanga.com.br
O Recanto Tia Marlene de Votuporanga realizará nesta segunda-feira o primeiro ‘Festival de Capoeira: batizado e troca de cordas”. O evento, aberto para toda a comunidade, irá entregar a graduação aos alunos que fazem aulas de capoeira na entidade e terá a participação de diversos capoeiristas da região.
Segundo informações da organização ao jornal A Cidade, participarão do festival 33 alunos, sendo que 31 alunos irão realizar o batizado e dois irão realizar a troca de corda. “O batizado significa, na capoeira, a apresentação dos alunos iniciantes aos mestres mais antigos. Costuma-se depois dizer que este mestre que jogou com o aluno, passa a ser o padrinho dele na capoeira”, contou.
Os atletas que vão trocar de cordas, jogarão capoeira entre si, demonstrando seu empenho e avanço durante as aulas. As cordas são representadas por cores diferenciadas, que indicam o grau de habilidade e nível do capoeirista, sendo adquirida no decorrer dos treinamentos e conquistadas durantes festivais deste segmento.
Além da cerimônia, durante o evento, o Recanto Tia Marlene receberá capoeiristas (adolescentes) de Cosmorama para uma apresentação de Maculelê. Também estará presente um capoeirista da região, que irá auxiliar na troca de cordas dos alunos e na apresentação instrumental.
A cerimônia do primeiro Festival de Capoeira do Recanto Tia Marlene será realizada a partir das 13h30, na sede da entidade, que está localizada na rua Dirceu Esteves Garcia, nº 2497, no bairro Jardim Palmeira I.