Votuporanga é uma das comtempladas do 1º Prêmio Cidadania no Campo, que será entregue pelo governador, nesta sexta-feira, na capital
Flávio Piacenti Junior e o prefeito João Dado estarão na cerimônia desta sexta-feira na capital (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Com o objetivo de estimular as prefeituras a implementar agendas estratégicas para fortalecer a gestão rural local, melhorando a produtividade e a sustentabilidade do agronegócio paulista, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento criou o Programa Cidadania no Campo. Na tarde desta sexta-feira, às 12h, durante a coletiva, o governador João Doria e o secretário de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira, irão entregar o 1º Prêmio Cidadania no Campo aos 10 municípios paulistas mais bem avaliados no agronegócio do Estado. Votuporanga está em sexto lugar e vai receber R$ 62 mil.
O prefeito João Dado e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Flávio Augusto Piacenti Junior, estarão na cerimônia que será realizada no Palácio dos Bandeirantes, na capital.
Baseado em 10 critérios técnicos – Estrutura Institucional; Infraestrutura Rural; Produção, Distribuição e Consumo Sustentável; Defesa Agropecuária; Abastecimento e Segurança Alimentar; Fortalecimento Social do Campo; Solo e Água; Biodiversidade; Resiliência e Adaptação às Mudanças Climáticas; Interação Campo-Cidade – o programa substitui o antigo convênio mantido pela Secretaria no qual os entes municipais recebiam, independentes de desempenho, repasses de R$ 20 mil.
De acordo com a pasta, 258 municípios foram credenciados no Sistema Estadual Integrado de Agricultura e Abastecimento, e os dez com o melhor desempenho no agronegócio serão premiados.
Pretende-se com esse novo convênio o ganho de eficiência na prestação de serviços de assistência técnica, extensão rural, defesa agropecuária e orientação do abastecimento alimentar às cidades de modo a cumprir a função social, em especial os pequenos e médios produtores rurais do Estado. “Com essa iniciativa de gestão e planejamento estratégico, e com a participação da sociedade civil na formulação do planejamento e na execução do Programa Cidadania no Campo, o Governo do Estado valorizará os municípios que praticam o desenvolvimento rural sustentável”, destacou.