Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2022/04/apae-de-votuporanga-realiza-programacao-para-dia-mundial-da-conscientizacao-do-autismo-n72477 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Apae de Votuporanga realiza programação para Dia Mundial da Conscientização do Autismo
Serão dois dias de atividades, de manhã e a tarde, voltadas ao tema
Começa nesta sexta-feira (1) a programação especial montada pela Apae de Votuporanga para celebrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado oficialmente no sábado (2). Serão dois dias de atividades, de manhã e a tarde, voltadas ao tema.
"Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam TEA (Transtorno do Espectro Autista)", divulgou a Apae. Programação
Nesta sexta, às 15h, a entidade promove um tour pela “Meu Mundo Azul”, sua sala sensorial. A atividade é voltada para os colaboradores da Apae e graduandos dos cursos de Pedagogia e Psicologia da Unifev. Já no sábado, às 9h, acontece o “Café com TEA”, com a dra. Ludmila Gomes Maia Santis. Diferente do tour pela sala sensorial, esse café é pensado para famílias e indivíduos com o transtorno que são atendidos pela Apae.
A data
Estabelecida em 2007, a data tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e, assim, reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.
Os transtornos do espectro autista aparecem na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, eles se manifestam nos primeiros cinco anos de vida. As pessoas afetadas por esses transtornos frequentemente têm condições comórbidas, como epilepsia, depressão, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. O nível intelectual varia muito de um caso para outro.
Embora algumas pessoas com TEA possam viver de forma independente, existem outras com deficiências severas que precisam de atenção e apoio constante ao longo de suas vidas. As intervenções psicossociais baseadas em evidência, tais como terapia comportamental e programas de treinamento para pais, podem reduzir as dificuldades de comunicação e de comportamento social e ter um impacto positivo no bem-estar e na qualidade de vida de pessoas com TEAs e seus cuidadores.
As intervenções voltadas para pessoas com TEAs devem ser acompanhadas de atitudes e medidas amplas que garantam que os ambientes físicos e sociais sejam acessíveis, inclusivos e acolhedores.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2022/04/apae-de-votuporanga-realiza-programacao-para-dia-mundial-da-conscientizacao-do-autismo-n72477
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco