Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2022/04/leao-amigo-equipe-de-votuporanga-esclarece-duvidas-sobre-a-campanha-n72823 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Leão Amigo: equipe de Votuporanga esclarece dúvidas sobre a campanha
Gabriel Cordeiro de Lima, Leonardo Scalone e Fernanda Rossi explicaram o que é a campanha, como ela funciona e o caminho para participar
O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda, apesar de prorrogado para 31 de maio, está chegando. E existe uma campanha, em Votuporanga, que direciona parte do imposto para projetos sociais sem custo adicional – basta o contribuinte sinalizar, na hora de fazer a sua declaração, que quer participar. É a campanha Leão Amigo da Criança, do Adolescente e do Idoso, aberta para Pessoas Físicas e Jurídicas. As destinações podem ser realizadas até o último dia útil de dezembro ou no ano seguinte, de maneira complementar, até o prazo final da entrega da declaração do Imposto de Renda à Receita Federal.
Apesar do procedimento ser simples, tal qual o conceito da campanha, ainda existem dúvidas entre os munícipes sobre o que é a campanha, como ela funciona e o caminho para participar. Para esclarecer esses pontos, a rádio Cidade FM recebeu Gabriel Cordeiro de Lima, secretário-executivo dos conselhos em relação à campanha; Leonardo Scalone, conselheiro da campanha; e Fernanda Rossi, assessora da campanha.
Dúvidas
Quem adere à campanha, ao invés de enviar todo o seu Imposto de Renda para o governo federal, opta por doar parte dele para os fundos municipais que auxiliam crianças, adolescentes, deficientes e idosos votuporanguenses que precisam de ajuda. “A gente chama isso de uma participação democrática direta. Então, você sabe para onde o recurso vai ser destinado, quais são as entidades que vão recebê-lo e em quais projetos ele vai ser aplicado”, explicou o secretário-executivo.
Assim, o imposto devido pode ficar em Votuporanga, ao invés de ir para Brasília e depender de deputados, do governo federal e mais uma série de fatores para retornar ao município.
Os requisitos para a Pessoa Física aderir à campanha são: ter Imposto de Renda a pagar ou retido na fonte; e fazer a declaração no formulário completo. O contribuinte pode destinar no mínimo 3% e no máximo 6% do Imposto de Renda devido. Caso a destinação não tenha atingido o limite de 6% em dezembro, é possível complementá-la no momento da entrega da declaração.
Já para as Pessoas Jurídicas – isto é, as empresas, estabelecimentos comerciais etc – é preciso ter Imposto de Renda a pagar e ser tributado pelo Lucro Real. Diferentemente das Pessoas Físicas, as Jurídicas podem destinar até 1% do imposto devido.
A recomendação para aqueles que têm interesse em aderir à campanha é que procurem seus contadores, entrem em contato com a Secretaria de Assistência Social (17 3426-2600) e/ou confiram o passo-a-passo no final desta reportagem.
“Fazemos um apelo para que contadores e contabilistas, não só aqueles inscritos na Associação Comercial dos Contadores, mas, também, os que são autônomos. Nosso apelo é para que eles verifiquem essa possibilidade com seus clientes, aqueles que optam pela entrega da declaração pelo modelo completo, de fazer a destinação para os fundos do nosso município”, ressaltou Gabriel de Lima.
Última campanha
Em 2021, a campanha conseguiu arrecadar, em média, R$ 320 mil, segundo o secretário-executivo. Ele também informou que essa quantia beneficiou 15 instituições no município.
“Como a campanha é aberta para Pessoas Físicas e Jurídicas, a gente pede para que comerciantes e empresários de Votuporanga olhem com bons olhos para a nossa causa”, acrescentou Leonardo Scalone, que é conselheiro da campanha.
Mais informações e detalhes sobre a campanha estão disponíveis no site da Prefeitura.
COMO PARTICIPAR DA CAMPANHA - Acesse o site da Prefeitura (votuporanga.sp.gov.br) e clique em ‘Campanha Leão Amigo’; - Para calcular o valor do recolhimento dos 6% do IR devido, utilize como base de cálculo o valor do IR do ano anterior; - Informe os dados do fundo para onde será feita a sua destinação (se optar por destinar um valor para cada fundo, será necessário preencher dois formulários); - Aguarde a geração do boleto com o valor a ser pago nas agências bancárias; - Solicite o recibo da destinação à Secretaria Municipal de Assistência Social (que vai servir de comprovante para a Receita Federal). (Fonte: Prefeitura de Votuporanga)
REQUISITOS PARA PARTICIPAR Pessoa Física: - Ter imposto de renda a pagar ou retido na fonte; - Fazer a declaração no formulário completo; OBS: pode destinar, no mínimo, 3% e, no máximo, 6% do IR devido.
Pessoa Jurídica: - Ter imposto de renda a pagar; - Ser tributada pelo Lucro Real. OBS: pode destinar até 1% do IR devido. (Fonte: Prefeitura de Votuporanga)
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2022/04/leao-amigo-equipe-de-votuporanga-esclarece-duvidas-sobre-a-campanha-n72823
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco