Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2022/04/prefeitura-confirma-mais-duas-mortes-por-dengue-em-votuporanga-n72471 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Prefeitura confirma mais duas mortes por dengue em Votuporanga
Segundo a Administração Municipal, as vítimas foram dois homens, um de 59 e outro de 75 anos; ambos tinham comorbidades
Em três meses, os números deste ano já superaram os do ano passado em relação aos casos de dengue – e estão quase passando os de mortes (Foto: Divulgação/Fiocruz)
Os números relacionados à dengue em Votuporanga continuam aumentando e atingindo níveis preocupantes. Só nesta semana, a Prefeitura confirmou duas mortes causadas pela doença no município. As vítimas, segundo a Administração Municipal, foram dois homens: um de 59 e outro de 75 anos – e ambos tinham comorbidades. O homem de 59 anos faleceu no dia 16 de março, enquanto o de 75 morreu no dia 12 do mesmo mês. Porém, a confirmação da causa da morte dos dois foi divulgada nesta semana.
Já em relação à morte do pequeno Nicolas Henrique Silva de Lima, de três anos, cuja principal suspeita é que tenha sido causada por dengue, a Secretaria Municipal da Saúde informou que a situação continua igual à informada anteontem à reportagem. A Pasta foi notificada sobre o óbito da criança e deu início às ações preventivas contra a dengue no Jardim Marim, onde ele morava, mas ainda não recebeu o atestado do óbito para confirmar a causa da sua morte.
Dados
Entre 1º de janeiro deste ano e ontem, 2.336 casos de dengue foram registrados em Votuporanga, enquanto 1.864 estavam em investigação. Caso seja confirmado que o pequeno Nicolas tenha falecido em decorrência da doença, ele será a terceira vítima votuporanguense deste ano.
Esses números são preocupantes. Isso porque nos 12 meses de 2021, por exemplo, o município registrou 1.090 casos da doença, dos quais dois acabaram em morte. Isto é, em três meses, os números deste ano já superaram os do ano passado em relação aos casos – e estão próximos de passarem, também, os de mortes pela doença.
Ações
No começo de fevereiro, a Secretaria da Saúde de Votuporanga, por meio da Vigilância Ambiental, alertou a população para o risco de epidemia de dengue no município. O alerta veio por conta de a cidade ter atingido o índice de 4,8 no Lira (Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti), um nível preocupante, já que o índice recomendado é até um.
"É uma pesquisa feita dentro dos imóveis que são sorteados em um sistema e, em cada 100 imóveis, quase cinco foram encontradas larvas do mosquito. Ou seja, esse número está muito acima do ideal que seria até um, o que pode provocar um risco de epidemia por isso, precisamos intensificar os cuidados de prevenção", explicou Samara Fernandes, responsável pela Vigilância Ambiental.
Para combater a propagação do mosquito, a Pasta anunciou, na época, que iria realizar novas ações de bloqueio de controle de criadouros durante o dia e nebulização veicular noturna.
Depois, no começo de março, a Prefeitura anunciou que faria um arrastão de limpeza, prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. A iniciativa foi adotada após um aumento de mais de 167% dos casos de dengue ter sido registrado no município em menos de 15 dias.
O arrastão começou pelo bairro Pozzobon – que tinha o maior número de casos de dengue –, na zona Norte, e foi dividido em duas etapas: uma de panfletagem e carro de som orientando o que pode ou não ser descartado, e outra sendo o próprio serviço de retirada dos materiais.
Apesar dos esforços da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com as Secretarias de Obras e da Cidade e também com a Saev Ambiental, a doença continuou avançando no município. Tanto que 15 dias após o anúncio do arrastão, 486 casos da doença foram registrados em apenas uma semana.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2022/04/prefeitura-confirma-mais-duas-mortes-por-dengue-em-votuporanga-n72471
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco