Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2022/05/protesto-com-cruzes-em-brasilia-pede-auxilio-a-santa-casa-de-votuporanga-e-hospitais-filantropicos-n73040 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Protesto com cruzes em Brasília pede auxílio à Santa Casa de Votuporanga e hospitais filantrópicos
Ato foi realizado no gramado central da Esplanada dos Ministérios; 1,8 mil cruzes foram fixadas representando os hospitais do país
Manifestação em Brasília serve como um pedido de socorro para a Santa Casa de Votuporanga e demais hospitais filantrópicos (Foto: Assessoria)
Da redação
Responsáveis por mais de 169 mil leitos hospitalares ao redor do Brasil, as santas casas e hospitais filantrópicos do país correm risco de fechar as portas. Este foi o alerta que um protesto realizado em Brasília na quinta-feira (18) quis deixar, com a fixação de mais de 1,8 mil cruzes no gramado central da Esplanada dos Ministérios, representando os 1.824 hospitais filantrópicos brasileiros, inclusive a Santa Casa de Votuporanga.
O ato foi organizado pela CMB (Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Brasil) e as suas 18 Federações estaduais, para expressar o profundo sentimento de todos aqueles que fazem a gestão destas instituições e travam a luta diária para manterem as portas abertas da assistência à saúde, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde).
Segundo o presidente da entidade, Mirocles Véras, o setor vem sendo ignorado e a situação pode provocar a desassistência em várias regiões do país. “Os filantrópicos representam a maior rede hospitalar do SUS, mesmo acumulando décadas de subfinanciamento, assumindo dívidas para bancar uma conta que não é sua, mas do sistema, tudo para não deixar de assistir aos brasileiros”, disse.
Há décadas a relação das Santas Casas e dos filantrópicos com o SUS vem sendo marcada por fatores e cenários desafiadores. Nos últimos seis anos, 315 hospitais filantrópicos fecharam suas portas ou deixaram de atender ao SUS.
A CMB pede que seja viabilizada a alocação de recursos na ordem de R$ 17,2 bilhões, anualmente, em caráter urgentíssimo, como única alternativa de assunção das obrigações trabalhistas decorrentes do Projeto de Lei nº 2564/2020 que institui o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras, já aprovado.
Mobilização
Recentemente a Santa Casa de Votuporanga aderiu à mobilização nacional coordenada pela CMB pela sobrevivência dos hospitais filantrópicos. O objetivo do movimento “Chega de Silêncio” é alertar a população e os três poderes nas esferas municipais, estaduais e federal, sobre a maior crise financeira enfrentada pelo setor filantrópico.
De acordo com a Confederação, nos últimos seis anos foram fechados 315 hospitais filantrópicos e a dívida do setor já chega a mais de R$ 20 bilhões. “Somos a favor e achamos justo o projeto de lei que institui o piso salarial da enfermagem e de outros profissionais do setor de saúde. Entretanto, é preciso que conste a fonte pagadora no ato da aprovação destas leis”, afirma o administrador da Santa Casa de Votuporanga, Angelo Jabur Bimbato.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2022/05/protesto-com-cruzes-em-brasilia-pede-auxilio-a-santa-casa-de-votuporanga-e-hospitais-filantropicos-n73040
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco