A iniciativa se deu após moradores reclamarem do problema e pedirem o auxílio do parlamentar
Após denúncia de moradores e ação do vereador Jura, a Prefeitura e a Saev limpam área de descarte de lixo e instalam contêineres (Foto: Assessoria)
Da redação
Em uma espécie de “guerra” contra os lixões clandestinos espalhados por Votuporanga, o vereador Jurandir Benedito da Silva, o Jura (PSB) parece ter encontrado a solução para mais um ponto de descarte irregular, dessa vez em Simonsen. A iniciativa se deu após moradores reclamarem do problema e pedirem o auxílio do parlamentar.
Segundo Jura, o problema começou por conta do mau uso de um tablado utilizado na zona rural para descarte de lixo ensacado. Como não havia nada que protegesse o lixo, era comum a queda de sacos, que acabavam sendo rasgados por cachorros ou coletores de recicláveis, que esparramavam lixo pela rua e pasto anexo, onde é de costume ter animais.
Após ser informado do problema, o vereador manteve reuniões com representantes da Secretaria de Obras, na pessoa do servidor Jonatas Trevisan (chefe do departamento de qualidades urbanas e rurais) e Augusto Ribeiro de Souza (chefe da divisão de limpeza pública pela Saev Ambiental), que estiveram no local, onde Jura apresentou a situação e fez sugestões para a resolução.
Os representantes da Prefeitura e da autarquia entenderam a demanda solicitada pelo vereador e a Secretaria de Obras se responsabilizou pela retirada do tablado e limpeza da área, enquanto a Saev fez a colocação de contêineres, além de articular com a empresa Shalon, responsável pela coleta de lixo da cidade, a retirada periódica dos sacos de lixos colocados nos recipientes.
As ações foram realizadas com a presença de equipes da Saev, Secretaria de Obras, do vereador Jura, além de moradores do distrito que apoiaram a iniciativa, informando que o problema se estendia de longa data. Os contêineres estão instalados em Simonsen, no entroncamento da Rua São Paulo e estrada municipal VTG 40, que vai para Cosmorama.
Lixões
Além desta ação em Simonsen, recentemente Jura também promoveu reuniões para definir as estratégias necessárias para acabar com os lixões clandestinos nas estradas municipais “Emidio Pereira de Araújo” (antiga Apae); “Primo Furlani” (Banespinha); “Antonio Perez Cervantes” – Viradouro e Osvaldo Bertolin – Cidade Jardim.