Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2022/06/nao-e-so-um-documento-e-dignidade-diz-seba-ao-entregar-carteirinhas-para-pcds-de-votuporanga-n73176 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
‘Não é só um documento, é dignidade’, diz Seba ao entregar carteirinhas para PCDs de Votuporanga
O documento é uma reivindicação de quase uma década do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Votuporanga
O primeiro lote das carteiras para pessoas com deficiência de Votuporanga foi entregue ontem, durante evento público (Foto: A Cidade)
Da redação
Uma cerimônia realizada na manhã de ontem, na sede da Secretaria de Cidades, marcou a entrega do primeiro lote da carteira de identificação para a pessoa com deficiência. O documento, que é uma reivindicação de quase uma década do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Votuporanga, garante a prioridade no atendimento em unidades de saúde, comércio e órgãos governamentais, além de uma série de outros benefícios, que foram muito comemorados pelos primeiros 200 contemplados.
O encontro contou com a presença de autoridades locais, como o prefeito Jorge Seba (PSDB), o presidente da Alesp, Carlão Pignatari (PSDB), secretários municipais, os beneficiários e seus familiares. Com a carteira em mãos, as pessoas com deficiência não vão precisar mais andar com vários laudos médicos e atestados para comprovar a deficiência, principalmente para os casos que não é visível.
“Essa carteira não significa simplesmente aquela situação da pessoa colocar um documento no bolso, significa dignidade para as pessoas portadoras de deficiência, que tem restrições de mobilidade, para ir no comércio, ir em banco, transporte coletivo. Eles terão prioridade. Significa que o nosso governo é inclusivo, traz no mesmo patamar todas as pessoas independentemente de qual seja raça, cor, sexo. Nós temos uma prioridade. Uma igualdade para que todas as pessoas possam ter o mesmo direito”, disse Seba.
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos é responsável por toda a logística da emissão da carteira. O secretário Emerson Pereira destacou que a entrega oficial das carteiras é um dos marcos da administração do prefeito Jorge Seba.
“Sempre existiu cobrança para que as pessoas com deficiência tivessem um documento impresso que garantisse prioridade. Agora, em mãos, elas têm! Em menos de 40 dias, o prefeito não mediu esforços em autorizar toda a parte burocrática. Hoje, o documento está impresso e plastificado com total qualidade”, completou.
Presente na entrega, o deputado estadual e presidente da Alesp, Carlão Pignatari, elogiou a inciativa e falou que todo trabalho visa levar maior dignidade às pessoas com deficiência.
“Os gestores públicos têm obrigação de garantir a cidadania de todos os cidadãos, independente da sua condição. Por muitos anos, as pessoas com deficiência sequer tinham como sair de casa. Ainda temos muitos desafios, mas as conquistas já são visíveis e agora é só avançar em novas e mais políticas públicas para pessoas com deficiência”, afirmou Carlão.
Representatividade
Só quem encara as dificuldades do dia a dia com uma deficiência ou cuidando de familiares com deficiência é que sabem o quão importante é essa conquista. Foi o que destacou o comerciante Ivan da Silva Batista, que é pai do pequeno Arthur, de cinco anos, que foi diagnosticado com autismo.
“Quem é pai de autista ou de PCD sabe que tudo é na porrada, tudo exige muita luta, mas com o Jorge tem sido diferente. Isso aqui (a carteira), parece algo simples, mas não é. Isso é muito importante para todos nós e é muito mais importante do que todos podem imaginar”, concluiu Ivan.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2022/06/nao-e-so-um-documento-e-dignidade-diz-seba-ao-entregar-carteirinhas-para-pcds-de-votuporanga-n73176
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco