De acordo com um levantamento realizado pelo A Cidade, junto ao Detran, somente neste começo 43 motoristas já foram multados
Dos 43 motoristas flagrados, 16 estavam de fato sob o efeito de álcool e os demais se negaram a realizar o bafômetro (Foto: Reprodução)
Fernanda Cipriano
Estagiária sob supervisão
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
O caso mais recente de acidente envolvendo motoristas bêbados em Votuporanga aconteceu no último fim de semana e apesar de não ter deixado vítimas, a frequência com que episódios como esse vêm acontecendo é motivo de preocupação. Tanto é que segundo um levantamento realizado pelo do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), a pedido do A Cidade, 43 motoristas já foram multados por dirigirem bêbados no município só neste início de ano.
De acordo com os dados, desses 43 motoristas flagrados, 16 tiveram o estado de embriaguez confirmado e os demais se negaram a realizar o teste do bafômetro, número que está em conformidade com os dados do estado de São Paulo, que registrou o maior índice de recusa ao bafômetro desde a criação da Lei Seca em 2008.
Em ambas as situações os motoristas terão que pagar uma multa no valor R$ 2.934,70, além de terem suspensos o direito de dirigir por 12 meses e também de terem o documento de habilitação recolhidos e em alguns casos a retenção do veículo.
Questionado, Detran disse não ter como apresentar dados sobre a quantidade de acidentes provocados por motoristas bêbados na cidade, mas episódios recentes deixam evidente o perigo da mistura entre álcool e direção. No dia 15 de maio um motorista de 30 anos foi preso após bater o carro em um veículo parado e capotar na Avenida Emílio Arroyo Hernandes. Ele apresentava sinais visíveis de embriaguez.
Em outro caso, este no final do ano passado, uma jovem de 24 anos ficou gravemente ferida após ser atingida por outro motorista embriagado, na Avenida Prestes Maia. Na época, as imagens de câmeras de monitoramento na região circularam pelas redes sociais, onde foi possível ver a moça “voando” por cima do carro do acusado, após ser atingida.
O Detran também informou não ser possível informar quantas CNHs estão suspensas em Votuporanga por causa de embriaguez, mas relatou que no dia 29 de abril aconteceu a “Operação Direção Segura Integrada” e nela foram registradas três autuações por alcoolemia e 20 recusas ao teste de bafômetro.
Pela série histórica de dados do departamento, no ano passado 152 condutores foram flagrados pelos militares, a média se manteve e em plena pandemia, no ano de 2020, 154 motoristas foram multados. Já em 2019, o número foi um pouco maior e 261 pessoas foram multadas por dirigirem bêbadas. Em 2018, Votuporanga registrou a maior quantidade de casos de multas, quando 345 motoristas foram flagrados pelos militares.