Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2022/08/fliv-escritor-indigena-visita-escola-de-votuporanga-n73734 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Fliv: escritor indígena visita escola de Votuporanga
As crianças interagiram intensamente com o escritor fazendo perguntas
Daniel Munduruku é de Belém (PA) e foi eleito o escritor homenageado do Fliv 2022 e visitou uma escola do município ontem (Foto: Fliv)
Incentivar as crianças a se abrirem para o mundo da literatura e das artes está entre as missões do Festival de Literário de Votuporanga – Fliv. Grande parte da programação é pensada com foco neste público. Como tradicionalmente ocorre, o evento elege um homenageado para cada edição. Neste ano, a escolha foi pelo escritor indígena Daniel Munduruku, ativista das causas dos povos indígenas e que se dedica à literatura infanto-juvenil.
Para conhecer um pouco da estrutura da rede municipal de Votuporanga, na manhã de ontem, o escritor esteve no CEM “Prof. Valdir Gonçalves de Lima” onde se encontrou com 52 alunos dos 5º anos A e B que trabalharam a autobiografia do escritor com as professoras Raquel e Eliane. Acompanharam a visita, o curador do Fliv Reynaldo Damazio, o cordelista e autor convidado do Fliv, Moreira de Acopiara, a representante da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, Marinês Manhani de Lima e Andria Valéria Pimenta Delavale, chefe do Departamento de Ensino Fundamental da Sec. da Educação.
As crianças interagiram intensamente com o escritor fazendo perguntas. “Me sinto muito feliz com esse contato direto com as crianças. Já notei que Votuporanga está um passo à frente de outras escolas do Brasil e essa preocupação com o povo indígena é fundamental”, destacou Daniel Munduruku, autor de 57 livros para crianças e jovens com histórias dos povos indígenas.
Ele é reconhecido internacionalmente por representar a cultura dos povos indígenas, mostrando a criatividade e a diversidade da nossa formação histórica e cultural, como um agente fundamental de transformação.
Nascido em Belém, PA, pertence à etnia indígena Munduruku. Formado em Filosofia, com licenciatura em História e Psicologia, lecionou durante dez anos e atuou como educador social de rua pela Pastoral do Menor de São Paulo. Esteve em vários países da Europa, participando de conferências e ministrando oficinas culturais para crianças.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2022/08/fliv-escritor-indigena-visita-escola-de-votuporanga-n73734
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco