Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2022/09/tempestade-de-raios-atinge-votuporanga-com-mais-de-50-descargas-eletricas-n73992 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Tempestade de raios atinge Votuporanga com mais de 50 descargas elétricas
A chuva que caiu entre quinta e quarta-feira foi acompanhada de uma tempestade de raios, com mais de 50 descargas elétricas
A chuva que caiu entre quinta e quarta-feira foi acompanhada de uma tempestade de raios, com mais de 50 descargas elétricas (Foto: A Cidade)
Da redação
A população recebeu com otimismo a chuva da madrugada de quinta-feira (22), diante do cenário de seca que atinge Votuporanga e levou inclusive a um plano de contingenciamento de água. Quem olhou para o céu, no entanto, provavelmente se assustou com os clarões de uma tempestade de raios que veio junto com a chuva.
Dados oficiais do Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), apontam que 55 raios tocaram o solo de Votuporanga entre às 18h de anteontem (21) e as 6h de ontem (22). Apesar do susto, não houve registro de estragos provocados pelas descargas elétricas na cidade, segundo a Defesa Civil.
Ainda de acordo com os números do Elat, com os novos registros das últimas horas a cidade já foi atingida por 1.383 raios, a maioria deles (539), em janeiro, mês com maior incidência de descargas elétricas neste ano, até o momento.
Esse número, no entanto, tende a aumentar agora, tendo em vista que a Primavera, que começou oficialmente ontem, sempre vem acompanhada de um grande número de raios. No ano passado, por exemplo, só no mês de setembro 722 descargas elétricas atingiram a cidade, naquela ocasião, com o registro de vários estragos.
Nível da Represa Municipal continua subindo
Apesar de aparentar ser mais forte, a chuva que atingiu Votuporanga entre ontem e anteontem não foi tão substancial como a do último dia 20, quando foram registrados mais de 29 milímetros de precipitação, conforme os dados do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas).
Mesmo assim, de acordo com o comunicado emitido pelo Comitê Técnico da Saev Ambiental, os 11 milímetros que atingiram a cidade nas últimas 24 horas contribuíram para que o nível da Represa Municipal continue subindo. Na quinta-feira (22), ainda de acordo com o comunicado da autarquia, a represa chegou a 43 centímetros.
“O Comitê Técnico informa que segue com a previsão de regularidade no sistema de abastecimento de água, em Votuporanga. Vale ressaltar que há bairros com manutenções pontuais de vazamentos, que podem gerar baixa pressão nas torneiras ou suspensão temporária do serviço. A obra no poço Sudeste avança para a última fase que é a de realização de testes. A recomendação é para o uso consciente do recurso. Não desperdice água”, diz o comunicado.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2022/09/tempestade-de-raios-atinge-votuporanga-com-mais-de-50-descargas-eletricas-n73992
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco