O bancário aposentado Antônio Milton de Oliveira Guena assume a presidência em cerimônia de posse neste sábado
Antônio Milton de Oliveira Guena e sua esposa Nelva Marson de Oliveira Guena (Foto: Arquivo Pessoal)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Nascido e criado na cidade, Antônio Milton de Oliveira Guena assume a cadeira de presidente do Rotary Club Votuporanga na noite deste sábado (6), às 20h, em cerimônia de posse na sede da instituição, no bairro Marão. Um dos objetivos do líder é fazer com que o clube de serviço volte a ser protagonista no município.
“Nosso clube sempre teve grandes representantes da sociedade, entre eles médicos, advogados, pessoas na política e em muitas outras áreas. Queremos ser protagonistas e participar das questões importantes da nossa cidade”, revelou, em entrevista ao jornal A Cidade. O mandato começou oficialmente em 1º de julho e segue até 30 de junho de 2025.
O presidente destaca que o Rotary Votuporanga tem uma grande história de contribuição ao município. O clube foi fundado em maio de 1952, portanto tem 72 anos de serviços prestados. “Somos o segundo mais antigo, ficando atrás somente de São José do Rio Preto. Nosso clube é referência e é padrinho de muitos clubes na nossa região. Temos uma história belíssima”, acrescentou Guena, de 76 anos.
Será a primeira vez dele como presidente no Rotary local, mas ele já teve essa experiência em outras duas oportunidades, quando morava no Estado do Paraná. No clube de Votuporanga desde 2007, quando retornou ao município após muitos anos trabalhando como bancário, Guena já declinou do convite para ser o líder em outras oportunidades. “Já me indicaram algumas vezes, porém eu sempre entendi que era o momento de outros companheiros. Tudo tem o momento certo e eu creio que é agora, por isso aceitei”, revelou.
A história
A história do Rotary Club Votuporanga começou em maio de 1952. Naquele ano foi fundado o primeiro Rotary de Votuporanga e da região, em 23 de maio de 1952. Seu diploma é datado de 23 de outubro de 1952. Numa eleição provisória, o Conselho Diretor do Rotary Club de Votuporanga elegeu Antônio Guimarães como presidente.
As primeiras reuniões do Rotary Club de Votuporanga aconteceram no restaurante do Hotel Municipal, de propriedade de Atílio Pozzobon. Depois elas passaram a ser realizadas no Hotel Amazonas, no Restaurante Cabana, e no Salão Social da Associação Comercial.
A ideia de construção de sede própria começou a ser esboçada nos anos 70, período em que o rotariano Nasser Marão, com seu espírito empreendedor e cheio de vontade de ver Votuporanga crescer, fez a doação de um terreno para o clube, que construiu suas instalações no local onde permanece.
O Rotary Club de Votuporanga sempre foi um grupo proativo, com o compromisso de trazer novos sócios para, em companheirismo, viverem o espírito rotário. Sempre se preocupou também com a formação de vários clubes na região.