Como noticiado pelo A Cidade, 89 candidatos foram barrados pela Justiça Eleitoral; mais da metade, porém, já conseguiu voltar ao páreo
Candidatos indeferidos fizeram fila em busca de documentos no Fórum e vídeo viralizou nas redes sociais (Foto: Redes sociais)
Da redação
Mais da metade dos 89 candidatos a vereador que tiveram suas candidaturas indeferidas pela Justiça Eleitoral de Votuporanga já conseguiram reverter a decisão por meio de recursos judiciais. Ao todo, 67 já “voltaram ao páreo” e boa parte dos demais ainda aguarda o julgamento enquanto seguem com as campanhas nas ruas.
Para recordar, 89 dos 198 candidatos lançados pelos partidos políticos para as eleições municipais deste ano tiveram o registro negado. A maioria dos indeferimentos ocorreu por questões documentais. São certidões e outros documentos que não foram juntados ao processo de registro ou que foram apresentados erroneamente.
Praticamente todos os partidos tiveram pelo menos um candidato rechaçado. A base mais afetada foi a de Jorge Seba (PSD), onde 57 candidatos de seu partido e das siglas coligadas foram indeferidos. Na base de Dr. Hery (Avante), mais da metade dos candidatos também encontrou dificuldades judiciais. Das 47 candidaturas, 28 foram indeferidas.
Já no grupo de Bruno Arena (PT) foram “apenas” dois indeferimentos e uma renúncia. Também houve um indeferimento na chapa do União Brasil, que concorre independente neste pleito e na Base de Dalbert Mega (PRD), uma candidatura que aguardava julgamento também foi indeferida.
Após tomarem ciência de que suas candidaturas estavam indeferidas houve uma verdadeira corrida aos setores jurídicos das campanhas para tentar regularizar a situação. Na semana passada, aliás, viralizou um vídeo onde vários candidatos, que tiveram as candidaturas indeferidas, aparecem fazendo fila em busca de documentos no Fórum da Comarca de Votuporanga.
Com documentos em mãos, os candidatos entraram com “embargos de declaração” contra a decisão que havia lhes indeferido. Até o momento, 67 deles tiveram os embargos acolhidos e a candidatura deferida. São 53 dos partidos que compõem a base de Jorge Seba, 12 da base de Dr. Hery, um do União Brasil e outro do PT, de Bruno Arena.
Dentre os candidatos que conseguiram reverter estão, inclusive, vereadores da atual legislatura, como Emerson Pereira (PSD), Professor Djalma (PP), Thiago Gualberto (PSD), Jura (PSB), Valdecir Lio (MDB) e Jezebel Silva (PP). Todos tinham sido indeferidos por questões documentais, mas agora podem concorrer normalmente à reeleição.
Os dados fazem parte de um levantamento feito pelo A Cidade na tarde de ontem e podem sofrer modificações em caso de novos julgamentos após o fechamento desta edição.
Confira a lista dos candidatos que foram deferidos após entrarem com recurso
Base de Bruno Arena
Zenilson Costa (PT)
União Brasil
DJ Lukinha (União)
Base de Dr. Hery
Bruna Esteves (Avante)
Fabinho Neguinho (DC)
Fernando Morais (DC)
Leandro Goiaba (Mobiliza)
Luciano Morais (DC)
Manoel Bernardes (Avante)
Maria Iaiá (Avante)
Pedro Beneduzi (Avante)
Pregadora Vitória Souza (DC)
Soninha Locutora (Mobiliza)
Wanderson Bombeiro (DC)
Xandy Pagodeiro (DC)
Base de Jorge Seba
Ademir Mix Potato (PP)
Ademir Periquito (PP)
Álvaro Negrini Sonhador (Podemos)
Arapinha Frentista (Podemos)
Beatriz Cavalari (MDB)
Bento Piscineiro (PSB)
Carlim Despachante (Republicanos)
Cássia Hernandes (PP)
Claudia Helena (PP)
Clebão (Republicanos)
Cleitinho de Simonsen (PSB)
Clementino (Republicanos)
Diaz (PSB)
Dourado Barbeiro (PSD)
Emerson Pereira (PSD)
Fathi (PSB)
Gaspar (MDB)
Ieda (MDB)
Irmão Dejair (Podemos)
Ivone Contábil Ascon (Republicanos)
Jezebel Silva (PP)
Josi do Country (Republicanos)
Ju Balbi (PSD)
Jura (PSB)
Katiane Lima (Republicanos)
Kelsen Ângelo (Republicanos)
Leila da Vacina (Podemos)
Lena Moreira (PSB)
Leo Sousa (Podemos)
Lucas Moreti (PSD)
Luci Assistente Social (PSD)
Ludmila Silva (MDB)
Mara Protetora (MDB)
Marcão Braz (PP)
Marcelo Coienca (MDB)
Mauro Coberturas (Republicanos)
Olavo Caminhão das Patinhas (MDB)
Pernambuco da Padaria (MDB)
Professor Djalma (PP)
Rafael Cunha (PP)
Reganin (Podemos)
Ricardo Bozo (Republicanos)
Rose do Povo (Republicanos)
Rui Do Laboratório (Podemos)
Souza da Ambulância (Republicanos)
Thiago Gualberto (PSD)
Tom Shake (PSB)
Ulisses Votuporanguense (PP)
Valdecir Lio (MDB)
Vilmar da Farmacia (PSD)
Vitor Pinati (PP)
Walter Ocamoto (Podemos)
Wellington Soares (PSB)