Vanilza de Souza Nascimento, de 55 anos, moradora do bairro Pozzobon, enfrenta uma complicada situação de saúde
Vanilza de Souza Nascimento, de 55 anos (Foto: Arquivo Pessoal)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Neste sábado (28) uma ação beneficente visa ajudar Vanilza de Souza Nascimento, de 55 anos, moradora do bairro Pozzobon, que enfrenta uma complicada situação de saúde. Com o nome de “Galinhada Solidária”, a ação quer arrecadar fundos para o tratamento dela, que está acamada há 8 anos após desenvolver um tipo de demência.
Vanilza adoeceu em 2016, quando já sofria com problemas na coluna, e seu quadro piorou com o avanço da doença neurológica. Desde então, ela não consegue andar e precisa de cuidados constantes. Sua filha, Lorena Nascimento, conta que a mãe depende de fraldas e necessita de auxílio para praticamente todas as atividades diárias.
Nos últimos meses, o estado de saúde da mulher se agravou. Ela começou a perder muito peso sem uma explicação médica clara, e no último fim de semana, deixou de se alimentar, o que resultou em uma piora significativa. Diante da emergência, Vanilza foi levada à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e agora está internada na Santa Casa de Votuporanga. O quadro atual exige alimentação e controle de urina por sondas.
‘Galinhada Solidária’
A “Galinhada Solidária” é uma das iniciativas criadas pela família e amigos para ajudar nos cuidados com Vanilza. O prato será vendido ao valor de R$ 20 (um quilo) e as encomendas podem ser feitas pelo telefone (WhatsApp) (17) 99161 – 8397. A retirada será na rua Grécia, 2.935, no Serv Festa Felix, localizado no bairro Parque das Nações, na zona Norte de Votuporanga.
Além disso, a família organizou uma “Vaquinha Solidária” para receber doações por meio do PIX, cuja chave é o número de celular (17) 99656 – 6716 (Banco Santander), em nome de Lorena Nascimento, filha de Vanilza. As contribuições serão usadas para custear os tratamentos e despesas diárias.
Apelo da filha por ajuda
Lorena, que deu à luz recentemente, tem enfrentado um grande desafio ao cuidar da mãe. Ela explica que, com o nascimento do bebê, não consegue estar presente no hospital durante todo o tempo e, por isso, tem precisado contratar uma cuidadora para acompanhar Vanilza na internação.
“Ela está hospitalizada e preciso pagar cuidadora para ficar com ela no hospital, pois tive bebê recentemente e não posso estar acompanhando ela. Se alguém se disponibilizar também em ser acompanhante para ajudar, qualquer ajuda será muito bem-vinda. Deus abençoe a todos”, disse Lorena.
Cada gesto de solidariedade é importante para que Vanilza receba os cuidados necessários e sua filha, Lorena, consiga enfrentar esse momento de dificuldade com mais apoio.