Setembro Verde é uma iniciativa voltada para a conscientização sobre a importância da doação de órgãos no Brasil
O dia 27 de setembro é o Dia Nacional de Doação de Órgãos, que marca o ponto alto da campanha (Foto: IFPA)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
O Setembro Verde é uma campanha de extrema importância porque promove a conscientização sobre a doação de órgãos, um tema vital para salvar vidas. Com milhares de pessoas na fila de espera por um transplante, a iniciativa busca sensibilizar a população e esclarecer dúvidas. Em Votuporanga, os cartórios e outras instituições abraçam a causa.
Em conversa com a reportagem do jornal A Cidade, Aléxis Alessander Gari Mozar, escrevente no 2º Cartório de Notas e Protesto de Votuporanga e um dos líderes da campanha na cidade, explicou que o Setembro Verde é uma iniciativa voltada para a conscientização sobre a importância da doação de órgãos no Brasil. Ela ocorre ao longo do mês de setembro e tem como objetivo principal promover o debate sobre a doação de órgãos, informar a população sobre os procedimentos e esclarecer dúvidas sobre o processo de doação e transplante.
O dia 27 de setembro é o Dia Nacional de Doação de Órgãos, que marca o ponto alto da campanha, com ações de sensibilização que envolvem órgãos governamentais, instituições de saúde e organizações não-governamentais. A campanha busca desmistificar o tema da doação de órgãos e incentivar as pessoas a autorizarem a doação. Além de aumentar o número de doadores, o Setembro Verde visa reduzir as filas de espera para transplantes, melhorar o entendimento sobre o processo e ampliar o acesso à saúde de qualidade para aqueles que necessitam de um órgão para sobreviver.
Para Aléxis a iniciativa tem um grande significado. “Para mim, essa causa tem um significado muito profundo, porque sou renal crônico há 12 anos, e em 2024, tive a minha vida transformada por um gesto de alguém que nunca conheci. Foram 40 dias na fila de espera, 40 dias de incerteza, até que recebi a notícia que mudaria tudo: um transplante de rim. O rim que recebi não foi apenas um órgão, mas, sim, um presente de esperança e de uma segunda chance”, contou o escrevente.
Quem também ressalta a importância da campanha é Gabriela Franco, Tabeliã Titular do 2º Tabelionato de Notas e Protesto de Votuporanga e Interina do 1º Tabelião de Notas e Protesto de Votuporanga. “Acredito que essa campanha é um convite para pensarmos na continuidade da vida, mesmo quando não queremos falar sobre a morte. Quando escolhemos, em vida, sermos doadores, estamos promovendo uma cultura de respeito à vida e amor ao próximo. Afinal, a vida continua, e ao manifestar esse desejo, garantimos que o nosso legado seja o de esperança e de novas oportunidades para outras pessoas”, destacou.
Aedo
Agora qualquer pessoa pode registrar a sua vontade de ser um doador de órgãos de forma fácil e segura. A Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (Aedo) pode ser solicitada diretamente pelo site aedo.org.br – tudo de forma gratuita. “Esse documento, certificado por um tabelião de notas, comprova oficialmente a sua decisão e pode ser feito sem sair de casa. Os tabelionatos de Votuporanga abraçam essa causa e estão prontos para ajudar você a formalizar essa importante decisão. Que tal refletirmos sobre isso nesse Setembro Verde? Juntos podemos fazer a diferença”, concluiu Aléxis. Associação Comercial de Votuporanga (ACV), Santa Casa, jornal
A Cidade e Unifev também apoiam a causa.